Nematoides: prevenção, manejo e controle

Os nematoides são animais que podem viver em diferentes habitats e, algumas espécies, podem gerar danos às plantas cultivadas, chamados de nematoides parasitos. Esses organismos podem atacar o sistema radicular, bulbos e tubérculos de culturas como, cana-de-açúcar, café, soja, laranja, milho, batata, hortaliças, entre outras.

Para identificar as áreas que apresentam problemas com nematoides, é necessário que o produtor realize uma amostragem com raízes vivas, para que possam sobreviver e se multiplicar. Dessa maneira, a época chuvosa (primavera/verão) é a mais adequada para amostrar uma área e diagnosticar os problemas, pois é quando as populações de nematoide estão em seu ápice.

Nas culturas anuais, a coleta das amostras deve ser realizada de preferência na época de florescimento da cultura, quando as raízes estão bem desenvolvidas e os nematoides podem ser encontrados em níveis elevados. Apesar de serem feitas no período chuvoso, deve-se evitar faze-lo em solo encharcado, pois as raízes podem apodrecer muito rápido.

Foto: divulgação

Outro ponto que merece destaque é que a amostra deve ser realizada em vários locais, já que a variabilidade espacial das populações é alta. É recomendado que o amostrador colete as raízes e o solo ao redor das plantas e envie para análise em laboratório.

Em relação ao manejo das áreas infestadas, os métodos mais utilizados no Brasil são integrados e incluem o uso de variedades resistentes, rotação de culturas, adição de matéria orgânica e uso nematicidas químicos e biológicos.

A aplicação de nematicidas químicos vem ocorrendo com frequência nas últimas décadas e apresentado resultados satisfatórios. Esses produtos geralmente mantem as populações desses parasitos mais baixos nas raízes das plantas tratadas por períodos que variam entre dois a seis meses, dependendo da dose e da época em que são empregados. As soluções biológicas a base de diversos microorganismos, como fungos e bactérias, também tem sido utilizadas e apresentado ótimos resultados.

Para auxiliar os produtores, levando capacitação e informação técnica sobre a prevenção e o controle efetivo dos nematoides, a FMC Agricultural Solutions está promovendo um projeto nacional, denominado Comando Nematoide. Em parceria com a DMLab, empresa referência em análises nematológicas, a companhia montou um laboratório móvel com as tecnologias necessárias para levar as melhores práticas e ferramentas para o manejo efetivo da praga.

O Comando Nematoide está passando pelos principais polos agrícolas produtores de soja, milho, cana-de-açúcar, algodão, feijão e café. Serão percorridos 10 estados e mais de 100 cidades em aproximadamente um ano. Em cada parada, estão sendo disponibilizados material técnico com cartilha sobre a praga e seu manejo, artigos e vídeos informativos.

A equipe FMC está entusiasmada em levar conhecimento a todas as regiões do país sobre um assunto considerado um grande problema em diversas propriedades. Além de oferecer assistência para identificar os problemas com nematoides, estão sendo oferecidas tecnologias eficientes para alavancar a produtividade e rentabilidade das plantações.

Vinicios Faria é gerente de produto da FMC Corporation.

Confira as principais dúvidas sobre o sistema solar
Calendário 2019
Mudanças do clima estão tornando os incêndios maiores, mais quentes e perigosos
Mulheres, inovação e protagonismo