As soluções de tratamento de água para indústria e a preservação de recursos hídricos

Em todo o mundo, um bilhão de pessoas trabalham na agricultura, pesca e na silvicultura, área que se dedica à preservação de biomas e o aproveitamento sustentável das florestas. Está claro para todos que o sustento dessas pessoas depende direta e indiretamente da disponibilidade de água potável. Por outro lado, geralmente é dada bem menos atenção à forma como a indústria depende fortemente da disponibilidade de fontes confiáveis de água limpa. Da água doce e limpa utilizada no mundo, 19% é destinada para uso na indústria. Sem esse recurso vital, algumas atividades industriais não seriam possíveis, ameaçando a existência de milhares de empregos que hoje são gerados.

Foto: Divulgação

A indústria química tem uma relação particularmente próxima dos recursos hídricos. É uma relação de mão dupla - dependemos de ter água para fabricar nossos produtos, mas também fornecemos as tecnologias necessárias para reciclar e purificar a água - possibilitando que el a seja usada de forma eficiente e responsável para qualquer finalidade, por meio de processos com o menor impacto ambiental possível.

Na Lanxess, os produtos químicos que produzimos, de pigmentos e plásticos a conservantes e aditivos, quase todos requerem o uso de quantidades significativas de água em algum estágio de sua fabricação. É por isso que a indústria química, desde os seus primórdios, ocupou as margens dos grandes rios - como o Reno e o Ruhr, na Alemanha, por exemplo. Muitas outras indústrias, como de produção de energia ou de aço, também dependem do acesso à água.

Isso significa que a indústria química é, na verdade, uma forte aliada nos esforços globais para proteção dos recursos hídricos. A Lanxess está hoje entre as produtoras líderes de diversas tecnologias utilizadas para remover contaminantes das fontes de água disponíveis, bem como na purificação das águas residuais de processos industriais de forma a serem devolvidas com segurança ao ecossistema natural do qual foram extraídas. Na nossa unidade de negócios Liquid Purification Technologies (LPT), produzimos membranas e resinas de troca iônica que hoje são utilizadas para limpar a água por diversos segmentos da economia – como na indústria, na agricultura e nos sistemas municipais de água potável.

Na Eslovaquia, a refinaria de petróleo Slovnaft, assim como outras instalações similares, necessitam de uma grande quantidade de água potável para alimentar as caldeiras utilizadas no processo de refino. Não à toa a refinaria está localizada às margens do Rio Danúbio. As águas do Danúbio, no entanto, concentram muitos minerais, além de algas e contaminantes que poderiam causar grandes prejuízos aos equipamentos de refino, caso não fossem removidos previamente. Por isso, o local possui uma estação de tratamento de água que utiliza a tecnologia de osmose reversa para purificar a água. O equipamento depende das membranas Lewabrane produzidas pela Lanxess. Atualmente, em inúmeros exemplos mundo afora, o envolvimento da indústria com os recursos hídricos está diretamente relacionado à purificação da água e a sua disponibilização para uma enorme variedade de usos críticos - econômicos e ambientais.

Até 2050, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico estima que a demanda global por água deve crescer 55% e o uso para atividade de manufatura deve crescer cerca de 400% entre 2000 e 2050 - mais do que qualquer outro setor.

Temos o prazer em apoiar as Nações Unidas em seus esforços para promover uma melhor compreensão do papel vital que a água limpa desempenha, proporcionando às pessoas melhores empregos, mais oportunidades econômicas e uma melhor qualidade de vida.

Rainier van Roessel é membro do Conselho de Administração e diretor de Relações Trabalhistas da Lanxess.

Link relacionado

Conferência Novas Tecnologias para Tratamento de Esgotos e Efluentes

Siemens impulsiona transição energética no Brasil
NeoSolar e Schneider Electric firmam parceria para fomentar eletromobilidade no Brasil
ICMS Ecológico pode ser fonte de renda e financiador de sistema de proteção ambiental nas cidades da Mata Atlântica
Inmetro disponibiliza serviço de calibração para fonte eólica