Placar da reciclagem vai divulgar a quantidade de resíduos reciclados na Sapucaí

Os desfiles na Marquês de Sapucaí contarão com o Placar da Reciclagem, que mostrará a quantidade de resíduos reciclados durante os cinco dias de apresentações oficiais. Localizado no setor 1, na Rua Benedito Hipólito, o placar mostrará o quantitativo coletado e o quanto a reciclagem destes materiais deixará de impactar no meio ambiente em termos de economia de energia, água e matéria-prima.

Foto: Divulgação

A iniciativa faz parte do projeto “Do Meu Lixo Cuido Eu”, parte do movimento Vá de Lata, que desenvolveu uma cooperativa de materiais recicláveis dentro no sambódromo, funcionando simultaneamente aos desfiles e fazendo toda a gestão de resíduos recicláveis desde os ensaios técnicos. A ação é parte da campanha “Quem Curte Natureza e Diversão, Cai na Folia de Latinha na Mão”, movimento criado pela Ball Corporation – maior fabricante de latas de alumínio do mundo – para conscientizar sobre as vantagens da embalagem mais amiga do meio ambiente: a latinha de alumínio, apoiado pela Novelis, recicladora oficial das latinhas da Sapucaí 2019.

Foliões que forem assistir aos desfiles nas arquibancadas e nas frisas receberão sacolas recicláveis e orientações sobre como separar lixo orgânico e reciclável durante a festa. A cada intervalo, as sacolas serão recolhidas por catadores de materiais recicláveis e levadas para uma esteira de separação alocada no setor 1 da Sapucaí. Os resíduos serão tratados e depois encaminhá-los para a destinação correta. Cerca de 95 catadores, da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG), estarão trabalhando no projeto.

Mais uma cidade será destruída por barragem de mineração?
InpEV passa a ser signatário do pacto global
FSC como instrumento para a conservação da biodiversidade
Shopping Anália Franco instala sistema de reuso de água