MENU
HP reforça programa de coleta e reciclagem no Brasil

Presente em mais de 60 países, o Planet Partners acaba de reconhecer clientes e parceiros da HP que mais se destacaram no programa no Brasil. Além de oferecer reciclagem gratuita dos produtos da marca, o programa integra-se à cadeia local de manufatura, fechando o ciclo de reinserção de matérias-primas recicladas na produção de novos produtos.

Em 2016, o programa global Planet Partners conseguiu reciclar mais de 15.400 toneladas de cartuchos de toner HP, das quais 0% do montante foi destinado ao aterro ou incinerado.

“A HP reconhece a responsabilidade de proteger as florestas do mundo, que são vitais para a vida do planeta. É por isso que promovemos soluções de impressão responsáveis, além de práticas e políticas que garantem que todos os papéis da marca HP e embalagens de produtos feitas de papel sejam provenientes de fontes recicláveis certificadas até 2020”, afirma Claudio Raupp, Brazil Managing Director da HP.

Por meio do Planet Partners, a HP reforça o compromisso de promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e alocar recursos para iniciativas que contribuem para o cuidado e preservação do meio ambiente como a parceria com a Conservação Internacional. Globalmente a HP e a CI já são parceiras por meio da iniciativa Amazônia Adentro, filme em realidade virtual que possibilita ao público fazer uma imersão na Amazônia e compreender a importância de conservá-la.

“Essa parceria fortalece ainda mais os laços da HP e da Conservação Internacional no Brasil. E é o primeiro passo para que a HP e outras empresas se juntem a nós neste grande esforço pela restauração e proteção da Amazônia”, afirma Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da CI-Brasil.

De acordo com um estudo mundial de avaliação do ciclo de vida (LCA) da Four Elements Consulting de 2016, em colaboração com a HP, este programa de reciclagem em ciclo fechado obteve uma redução de 54% no consumo de combustível fóssil, o que se traduz em uma economia de mais de 120 mil barris de petróleo, bem como uma redução de 33% na pegada de carbono (equivalente a retirar 4.125 carros de circulação por um ano) e 75% água, uma porcentagem suficiente para abastecer 283 milhões de lares por um dia.

Do mesmo modo, foram recicladas 102.400 toneladas de computadores e periféricos durante o mesmo período. “No Brasil, contamos com o nosso Centro de Reciclagem e Inovação, onde recolhemos e reciclamos mais de 720 toneladas de produtos HP em final de vida útil, em 2016”, afirma Kami Saidi, Latin America Supply Chain Director. “Desenvolvemos no país um ecossistema de Economia Circular referência, com soluções de ciclo fechado. Com isso, queremos atingir a meta de 25% de conteúdo reciclado nos produtos fabricados no país até o próximo ano”, completa o executivo