MENU
Statoil investirá em energia solar no Brasil

A gigante norueguesa de petróleo, Statoil, que já tem um bom portfólio de energia eólica na Europa, diversificará os seus investimentos em energias solares com plantas solares. E o local escolhido para a sua iniciativa é o Brasil. A empresa adquiriu 40% da Usina Solar Apodi. A Scatec Solar, que iniciou o projeto e já venceu um leilão em 2015 e tem um contrato de venda de 20 anos a preços atualizados de 104 dólares o Megawatt, continuará com 40% e a ApodiPar os restantes 20%. O investimento estimado é de 215 milhões de dólares, com 65% financiados e 35% de capital próprio no qual a parte da Statoil será de 30 milhões de dólares.

O projeto de 162 MW abastecerá aproximadamente 160 mil residências e está situado na cidade de Quixeré, no Ceará. A construção da planta terá início ainda em outubro de 2017 para começar a operar no fim de 2018.

"Nós estamos animados em iniciar nosso primeiro projeto solar com um parceiro experiente como a Scatec Solar” disse Irene Rummelhoff, Vice Presidente Executiva de Novas Soluções em Energia na Statoil.