3M do Brasil é reconhecida em prêmio de sustentabilidade

O Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite da 3M do Brasil foi selecionado como destaque na nova categoria de sustentabilidade no prêmio Supplier Quality Awards, iniciativa da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. O objetivo do prêmio é reconhecer os fornecedores que têm as melhores práticas no processo de qualidade baseado em três critérios: histórico, resolução de problemas e zero defeitos.

“O Supplier Quality Awards nos permite reconhecer os fornecedores que se destacaram nos aspectos de qualidade. Este ano, lançamos a categoria de sustentabilidade e passamos a olhar para mais iniciativas que eles estão desenvolvendo”, aponta o diretor de Qualidade da Whirlpool, Carlos Tadeu da Silva.

Foto: divulgação

O case vencedor da nova categoria, além de ter ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, visa minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte de esponjas de limpeza doméstica após o uso, oferecendo alternativas de reciclagem e reuso do material.

O programa de reciclagem, a 3M fechou uma parceria com a TerraCycle, empresa líder no desenvolvimento de soluções ambientais para produtos e embalagens de difícil reciclagem. O consumidor se cadastra no site para enviar pelos Correios as esponjas usadas para a Brigada de Esponjas Scotch-Brite. Não é cobrada nenhuma taxa de inscrição e o envio das remessas é pago pela própria TerraCycle, que envia o material para recicladores que transformarão as esponjas em pellets e outros materiais injetados. Para cada esponja enviada, a 3M doa R$ 0,02 para uma ONG, à escolha do consumidor. Até o momento, já existem mais de 4.800 brigadas em 114 locais disponíveis, 1 milhão de esponjas coletadas e mais de R$ 28 mil arrecadados.

“A 3M planeja continuar este trabalho de conscientização da população, aumentando a divulgação do programa e promovendo uma iniciativa pioneira. Quanto mais participantes engajados, melhor para o planeta”, aponta a especialista de EHS da 3M, Ivi Barbosa, que é signatária corporativa da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU desde 2014. Em parceria com estudantes de algumas grandes universidades, o programa foi responsável por inserir pontos de coleta em institutos de ensino em todo o país.

Tequaly passa a operar com sistema de saneamento básico em todo Brasil
Nove mil anos em doze
Baterias residenciais formam rede de armazenamento na Alemanha
Romênia propõe avanço modesto das renováveis