Desafio Conexsus aposta em negócios comunitários sustentáveis em todo Brasil

O Desafio Conexsus, lançado em maio pelo Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), em parceria com o Pão de Açúcar e Instituto GPA, tem o intuito de mapear, diagnosticar gargalos e selecionar organizações que atuem em cadeias produtivas de valor e que tenham potencial para crescer em escala. O desafio tem três etapas que envolvem mapeamento, oficinas, visitas regionais e um ciclo de desenvolvimento de negócios.

A iniciativa vai ampliar parcerias e oportunidades de comercialização entre empresas e organizações que atuam com produtos agroecológicos e da sociobiodiversidade brasileira. Também será ofertado acesso a capital financeiro para investimento e operacionalização das organizações.

Foto: Página Sustentável

O Pão de Açúcar conta com espaço exclusivo para comercialização de alimentos frescos, orgânicos e saudáveis, apresentando um mix diversificado e completo dessas categorias, incentivando assim a produção de centenas de produtores familiares que abastecem as mais de 180 lojas da rede em todo Brasil.

"Mapeamos mais de mil negócios comunitários. Desses, 70 serão selecionados para participação em um ciclo de desenvolvimento que conta com oficinas de modelagem de negócios, laboratórios de soluções de acesso ao mercado e crédito. E, 20 contarão com uma incubação de 6 meses, em que terão encontros presenciais de capacitação, mentoria e assessoria individualizada de gestão", comenta a gerente do Instituto GPA, Thatiana Zukas.

Entre os negócios cadastrados estão a Central do Cerrado que une atividades produtivas e o uso sustentável da biodiversidade do Cerrado em diversas cooperativas, que atuam em sete estados e 35 organizações comunitárias, funcionando como uma ponte entre produtores comunitários e consumidores. Outro exemplo é o Projeto Reca (Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado), localizado em Porto Velho (RO), que reduz o desmatamento da região por meio do cultivo de frutos amazônicos em sistemas agroflorestais.

Para a diretora de Operações da Conexsus, Carina Pimenta: "A Conexsus, junto aos parceiros estratégicos e co-criadores da iniciativa, como o Pão de Açúcar, tem o objetivo de fortalecer os ecossistemas de promoção de negócios comunitários, combinando recursos de fomento, financiamento e apoio técnico e em gestão, estruturando novos arranjos produtivos mais sustentáveis".

Confira as principais dúvidas sobre o sistema solar
Calendário 2019
Mulheres, inovação e protagonismo
Solvay inaugura fábrica no Brasil e amplia participação na química sustentável