Encontro de cúpula gera declaração sobre mudanças climáticas

Enquanto Trump e Putin se encontram na Escandinávia, a União Europeia e a China têm um encontro de cúpula em Pequim. Significativamente, incluíram em sua declaração conjunta a determinação de combater as alterações climáticas, de fazer avançar o processo multilateral de negociações climáticas no âmbito da ONU e de promover a cooperação bilateral concreta em questões como plano de transição de longo prazo, comércio de carbono, energia limpa e transporte de baixo carbono e cidades.

Esta declaração conjunta sobre mudanças climáticas foi inicialmente preparada para a cúpula do ano passado, mas disputas comerciais entre a União Europeia e a China impediram sua implantação. A 20ª Cúpula UE-China, a União Europeia e a China também reafirmam o consenso sobre uma série de outras questões, como segurança, comércio e política.

                                                                                                      Foto: divulgação

"A declaração climática de hoje reafirma a determinação de Pequim e Bruxelas de levar adiante o Acordo de Paris neste ano crucial para a diplomacia climática. O que une as partes não é apenas Trump - China e União Europeia entendem as oportunidades oferecidas por um clima limpo e um mundo seguro. À medida que os impactos do clima começam a afetar o mundo, a necessidade de agir sobre as mudanças climáticas é mais urgente do que nunca", acrescenta Li Shuo, assessor sênior para Políticas Climáticas do Greenpeace na China.

Para Wendel Trio, diretor da Climate Action Network (CAN) Europa, "Esta declaração é importante para garantir o aumento substancial urgentemente necessário na ação climática global. Com base na superação das suas atuais metas e no ímpeto da UE em apoio a ir muito além do compromisso de Paris, o aumento da cooperação na ação climática entre a UE e a China pode impulsionar a transição global para o carbono zero." 

A versão anterior da declaração conjunta sobre mudanças climáticas pode ser acessada aqui

 

Cabify adere ao Pacto Global da ONU
Enel vai expandir parque eólico no Brasil
Ford inicia produção de van elétrica para entrega StreetScooter
Estudo mostra que leis sobre seguro ambiental precisam de aperfeiçoamento