Enel e Innocentive unem forças para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas

Ernesto Ciorra, diretor de Inovação e Sustentabilidade (Innovability) da Enel, e Craig Jones, presidente executivo da InnoCentive, empresa líder em inovação aberta e crowdsourcing, assinaram um acordo que tem como principal objetivo apoiar a realização das metas da Enel para atingir quatro dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas: educação de qualidade, energia limpa e acessível, trabalho digno e crescimento econômico e ação climática.

Com o acordo, InnoCentive e Enel identificarão 50 desafios ligados à tecnologia que podem ajudar o Grupo agerar eficiência operacional e crescimento industrial, bem como criar valor compartilhado para a Enel e seus stakeholders, com o objetivo final de apoiar a empresa na realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Uma vez identificados os desafios, a InnoCentive, alinhada com sua metodologia de “Inovação conduzida pelo desafio”, lançará um apelo à sua rede de mais de 380 mil solucionadores de problemas do mundo corporativo, de pesquisa, acadêmico e de startups para propor soluções para esses desafios.

“Por meio dessa parceria, estamos reafirmando nossa prática de adotar a inovabilidade, unindo inovação e sustentabilidade, para enfrentar os desafios tecnológicos cujas soluções devem criar valor para a Enel ao mesmo tempo em que abordam algumas das principais questões mundiais, refletidas nos quatro ODSs com os quais estamos comprometidos. Esse é mais um exemplo da relação intrínseca entre inovação, sustentabilidade e criação de valor para nós e nossos stakeholders", disse Ciorra. 

O acordo, que está previsto para durar até 2021, foi assinado durante a nona edição do #EnelFocusOn em São Francisco. Os desafios serão colocados em ambos os lados, tanto no InnoCentive quanto no portal de crowdsourcing Open Innovability, da Enel, onde todas as soluções serão coletadas. A Enel premiará as melhores soluções para cada desafio com prêmios que variam de recompensas monetárias a parcerias, seguindo uma avaliação criteriosa de especialistas.

“Estamos orgulhosos por esta parceria com a Enel, uma empresa que coloca a inovação e a sustentabilidade no centro de seus negócios e elogiamos seu compromisso para alcançar quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A organização é um parceiro perfeito para a InnoCentive e as questões que buscam abordar são ideais para nossa metodologia de Incentivo Impulsionado por Desafios”, declarou Jones.