Fertiláqua conquista certificação que comprova responsabilidade sustentável

A Fertiláqua recebeu recentemente a certificação ISO 14001, que especifica os requisitos que permitem o desenvolvimento de práticas ambientalmente sustentáveis pela companhia. A ISO 14001 incorpora além de questões estratégicas, a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida, entre outras mudanças. A norma também reconhece as excelências estruturais para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.

Com a certificação ISO 14001, houve a implantação de práticas sustentáveis dentro da empresa e a padronização de processos socioambientais, envolvendo, além dos colaboradores, também fornecedores, clientes, produtores rurais e toda circunvizinhança das unidades.

Crédito/Foto: divulgação

De acordo com a coordenadora de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Heloisa Berwig, o sistema de gestão permitiu a adoção da coleta seletiva, de um programa de gerenciamento de resíduos, a realização de ações de redução de consumo de recursos naturais, como energia elétrica e água.

"Fizemos um sistema de recirculação de água nas indústrias para aproveitamento completo. Em Cruz Alta/RS, por exemplo, foram instalados tanques para armazenamento de água da chuva e para posterior utilização. Além disso, o SGAS auxilia na gestão de prazos, regulamentações legais e licenças de funcionamento junto aos órgãos", esclarece Heloisa.

Todos os negócios da companhia – indústrias, centro de distribuição, escritório administrativo, Laboratório de Análise de Sementes e o Centro de Inovação Tecnologia – foram adaptados de acordo com suas atividades e certificados pela ISO 14001.

"Isso é parte de um trabalho contínuo da Fertiláqua em promover melhorias para a empresa, seus colaboradores e demais partes interessadas. É uma comprovação internacional da qualificação da empresa no que diz respeito à temas de meio ambiente; e um diferencial que trazemos para o mercado", afirma.

Link relacionado:

Conferência Logística Reversa e Gerenciamento de Resíduos, 6a. edição

Em breve:

Conferência Novas Tecnologias de Tratamento de Esgotos e Efluentes, 2a. edição