Goodyear finaliza projetos com apoio da Investe São Paulo

O projeto de cogeração de energia elétrica por meio do gás natural da Goodyear, em sua planta de Americana, tem se tornado referência para outras empresas pela redução de custos e baixas emissões de poluentes na atmosfera. O empreendimento foi finalizado recentemente e recebeu apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.

Foto: divulgação

A adaptação permite a geração de 60% da energia elétrica e 100% do vapor consumidos na fábrica, aproveitando duas formas diferentes de energia no mesmo processo. Entre as vantagens, estão a alta confiabilidade da energia térmica à partir do vapor e a economia na transmissão e distribuição dessa potência, fazendo com que a empresa fique menos exposta às variações de custo de energia do mercado.

O Cogen soma-se a outros dois projetos atendidos pela Investe São Paulo na mesma planta. "A Goodyear tem realizado uma série de melhorias na unidade de Americana nos últimos anos, e a Investe SP tem sido parceira em cada uma delas. São projetos atendidos com uma atenção especial principalmente por serem focados em sustentabilidade", afirma o diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa.

Este ano, a Goodyear concluiu a instalação do sistema de tratamento de efluentes e sistema de osmose reversa, atingindo uma economia de água equivalente ao consumo de 13 mil pessoas por dia.