HP aposta em estratégia multiplataforma para impulsionar a reciclagem no Brasil

Há mais de 25 anos, a HP investe em iniciativas para promover práticas sustentáveis em toda sua cadeia produtiva por meio do Programa HP Planet Partners, que oferece coleta gratuita e reciclagem de produtos da marca. Durante todo o mês de junho, a empresa aposta em uma estratégia multiplataforma incluindo ações em lojas de varejo e ativações digitais em parceria com a influenciadora digital Fê Cortez, idealizadora do Projeto Menos Um Lixo. A ação visa reforçar as iniciativas de economia circular da empresa, divulgar os bastidores do processo de reciclagem da HP e sensibilizar o consumidor final sobre a importância de sua participação, retornando os produtos em fim de vida útil.

As iniciativas da HP também incluem o lançamento de uma embalagem especial e limitada dos modelos 662 e 664 dos Cartuchos Originais HP, que estarão disponíveis nas redes Kalunga e Lepok. As embalagens comemorativas reforçam a preocupação com o meio ambiente na produção desses produtos que são feitos com até 70% de material reciclado. Para usar o Link Reader o cliente deve apenas baixar o aplicativo (encontrado em todas as apps stores). Essas embalagens foram impressas utilizando a tecnologia HP Indigo que oferece impressão digital de altíssima qualidade e utiliza tinta à base de água, permitindo que projetos de embalagens customizadas sejam produzidas com menor impacto ambiental.

Foto: divulgação

Segundo Kami Saidi, diretor de Supply Chain América Latina da HP, as iniciativas reforçam o compromisso da empresa de promover a conscientização sobre a importância de reciclar e alocar recursos para inovações que contribuam para o cuidado e preservação do ecossistema. “A contínua melhoria no design de produtos e embalagens faz parte de nossa estratégia de economia circular, utilizando o universo digital e para gerar novas experiências a nossos consumidores.”

Por meio do programa HP Planet Partners, presente em mais de 60 países, a empresa viabilizou no Brasil um processo de ciclo fechado pioneiro e referência na América Latina. Com a mudança do modelo linear em direção a uma abordagem de economia circular, a HP Brasil vem se tornando um case mundial. Hoje mais de 7.7 milhões de produtos da marca foram fabricados no país com conteúdo reciclado. A HP também se destaca globalmente por ser a primeira empresa de TI a desenhar metas relacionadas a emissões de GEE para todas as três fases de sua cadeia de valor: Cadeia de Suprimentos (Supply Chain), Operações e Produtos e Soluções.

Todos os cartuchos da HP devolvidos para o HP Planet Partners passam por um processo multifásico de reciclagem, onde os materiais são separados e processados para serem usados como matéria-prima em novos cartuchos originais da HP. Em 2016, o programa global Planet Partners conseguiu reciclar mais de 17.100 toneladas de suprimentos de impressão HP, sendo que desse volume nada é enviado a aterros sanitários.

No Brasil, o programa existe desde 2006, possui cobertura nacional e oferece opções gratuitas de devolução para qualquer produto da marca HP. Além da opção de devolução pelo correio ou por coleta domiciliar, o programa disponibiliza mais de 400 pontos de coleta em canais parceiros para a devolução de cartuchos de tinta.

“Para esse ano concentramos muitos investimentos de comunicação nos pontos de vendas e também em mídias sociais para conscientizar os consumidores da importância de seu papel no processo de reciclagem, lembrando de retornar o produto utilizado, fechando o ciclo e gerando menos impactos ao meio ambiente”, afirma a gerente de Sustentabilidade da HP Brasil, Paloma Cavalcanti.

 

Link relacionado:

Conferência Logística Reversa e Gerenciamento de Resíduos