Inmetro disponibiliza serviço de calibração para fonte eólica

O Inmetro já oferece aos laboratórios autorizados o serviço de calibração de Anemômetros Laser Doppler (LDA), um grande reforço à autonomia e economicidade para a indústria nacional na área de energia eólica. Anteriormente só disponível no exterior, esse serviço permite eliminar a dependência de calibração externa dos padrões de medição na área de velocidade de ventos, assegurando assim a rastreabilidade para essas medições no Brasil, promovendo mais agilidade e reduzindo custos.

Foto: Divulgação

“Esse é um passo importante para a indústria da energia eólica, pois a avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento, que auxiliam significativamente na determinação do potencial eólico de uma região, incluem a medição exata da direção e da velocidade do vento - já que o potencial eólico é proporcional ao cubo dessa velocidade. Estamos atuando para a implantação da cadeia de rastreabilidade em velocidade de fluidos, especialmente vento, através do Disco de Calibração”, explica Gelson Rocha, chefe da Divisão de Metrologia de Dinâmica de Fluidos da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia do Inmetro (Dimci).

No Brasil, a primeira turbina de energia eólica foi instalada em Fernando de Noronha (PE), em 1992. Na época, a geração de energia elétrica proveniente da energia cinética dos ventos correspondia a 10 % da energia gerada e consumida na ilha. Em 2018, o Brasil atingiu cerca de 15 GW de capacidade instalada de energia eólica.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia eólica já ocupa a segunda posição na matriz elétrica do Brasil. Essa expansão do parque eólico brasileiro também possibilita uma maior diversificação das fontes energéticas do país e, consequentemente, permite que o Brasil fique menos suscetível a crises no setor, além de gerar menos impactos ao meio ambiente - já que a energia eólica é considerada uma das fontes de energia mais limpa do planeta.

Shopping Parque da Cidade adota inovação em sistemas de gestão da água
Projeto fortalece posição estratégica do etanol
Transformar cidades em um lugar melhor para viver: o futuro sendo construído hoje
Encontro no Sesc Avenida Paulista discute os caminhos do fotoativismo