Logística reversa: Drogaria São Paulo disponibiliza máquinas de reciclagem em estações do metrô

No mundo todo, a alta produção de lixo é uma preocupação e algo que impacta de forma intensa e irreversível o meio ambiente. De acordo com o dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2016, só no Brasil, foram produzidas 78,3 toneladas de lixo - volume que ultrapassa a marca de 200 mil toneladas por dia.

A rede Drogaria São Paulo, por meio de seu programa de relacionamento, o "Viva Saúde", inseriu nas estações Luz e Pinheiros da linha amarela do metrô de São Paulo a Retorna Machine, solução sustentável criada e administrada pela empresa Triciclo, com o intuito de oferecer um inovador meio de logística reversa de embalagens pós-consumo. A ação estará disponível nas estações até fevereiro de 2019.

Foto: divulgação

"A reciclagem é a principal ferramenta que temos hoje para diminuir o impacto do lixo que já foi ou será produzido. Por isso inserir unidades Retorna Machine em um ambiente de alta circulação de pessoas contribui para despertar o interesse da população por um hábito positivo para todos", disse a gerente executiva de Marketing do Grupo DPSP, Thaís Lima.

As Retorna Machine coletam itens como latas de alumínio, garrafas pet, embalagens longa vida, embalagens de shampoos, desodorantes e diversos outros itens. "A logística reversa de embalagem funciona como um programa de fidelidade, só que beneficiando a sociedade como um todo. Uma inteligência que se funde com o nosso Programa Viva Saúde, também criado com objetivo de cuidar e viabilizar novas experiências para os consumidores", explica Thaís.

Experiência Viva Saúde: recicle e acumule pontos

A mecânica é simples: na medida em que o usuário deposita suas embalagens na Retorna Machine, adquire pontos. A cada 80 pontos acumulados, os cadastrados no Programa Viva Saúde, recebem na hora um voucher para utilização nas lojas físicas, que podem proporcionar R$10,00 de desconto em compras acima de R$ 60,00 - para itens de conveniência, cuidados pessoais, higiene e beleza.

A pontuação da Retorna Machine também pode ser usada para abatimentos na conta de luz da Eletropaulo e em créditos no Bilhete Único ou Cartão BOM, além da possibilidade de doá-los para Instituições filantrópicas auxiliadas pela Triciclo - Projeto Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos.

Confira as principais dúvidas sobre o sistema solar
Calendário 2019
Mulheres, inovação e protagonismo
Solvay inaugura fábrica no Brasil e amplia participação na química sustentável