Mogi Guaçu: Ingredion e International Paper lançam programa de coleta seletiva em escolas públicas

Focadas em promover iniciativas para melhorar o meio ambiente e a comunidade no entorno de suas fábricas, a Ingredion e International Paper fecharam parceria com a Secretaria de Educação de Mogi Guaçu (SP) para instalação de um programa de coleta seletiva em cinco escolas públicas da cidade.

Durante o projeto, professores das redes de ensino participantes passam por uma capacitação e são instruídos por profissionais do curso de engenharia ambiental da Faculdade Franco Montoro (FMPFM). Os professores recebem informações sobre o cenário dos resíduos sólidos no município, o volume gerado e para onde vai esse material. A partir disso, os educadores passam a abordar a temática dentro de sala de aula para a conscientização dos alunos.

Foto: divulgação

O programa tem como objetivo conscientizar jovens e suas famílias sobre como o descarte correto e reciclagem podem contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, além de colaborar com a geração de renda da comunidade local, por meio do trabalho da associação Cooper 3Rs.

Essa iniciativa foi resultado de um projeto piloto, iniciado ano passado na escola EMEF Anira Franco de Campos. A ação durou 40 dias, com uma capacitação de 40 horas, e foi desenvolvida por cinco profissionais da FMPFM e 35 professores, beneficiando 900 alunos. O ecoponto instalado na escola colaborou com a geração de renda da associação local, a Cooper 3R’s.

Para a Ingredion, o programa é uma extensão da abordagem realizada no programa Escola na Fábrica, já inserido no cotidiano de alunos da rede municipal de Mogi Guaçu. “Esse projeto de coleta seletiva é uma gestão compartilhada entre empresas, poder público e comunidade, que além de promover inclusão social e econômica para as cooperativas de reciclagem locais, dá consciência ambiental e responsabilidade para os jovens que são o futuro do país”, afirma a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social para a América do Sul da Ingredion, Angela Faria.

 

Calendário 2019
Confira as principais dúvidas sobre o sistema solar
Mudanças do clima estão tornando os incêndios maiores, mais quentes e perigosos
Mulheres, inovação e protagonismo