Pneu a partir de óleo de soja é premiado em Hannover

Com a expectativa de que mais de dois terços da população mundial viverão nas cidades até 2050, a necessidade de soluções de mobilidade urbana focadas em produtos ambientalmente sustentáveis aumentará substancialmente. Nos últimos anos, a Goodyear trabalhou com o órgão norte-americano United Soybean Board para desenvolver tecnologia baseada em soja com foco em melhorar o desempenho dos pneus. Após testes intensivos, a companhia apresentou sua nova tecnologia que aplica o óleo de soja ao composto do pneu como substituto do petróleo. A tecnologia está sendo usada em dois novos pneus Goodyear produzidos para o mercado dos Estados Unidos: o WeatherReady Assurance e o Eagle Enforcer All Weather.

Crédito/Foto: Divulgação

Por sua inovação e excelência, a Goodyear recebeu o renomado Prêmio Internacional de Tecnologia de Pneus na categoria Desempenho Ambiental do Ano, edição 2018 da Tire Technology Expo em Hannover, Alemanha. "A industrialização da tecnologia de óleo de soja demonstra que a pesquisa e desenvolvimento em materiais sustentáveis pode trazer benefícios não apenas ao meio ambiente, mas também ao desempenho dos pneus. Esse tipo de inovação, que representa uma vitória em todas as frentes, será cada vez mais a norma, e não a exceção, na indústria de pneus do futuro", disse o editor da Tire Technology International e presidente do júri, Graham Heeps. 

A Goodyear descobriu que o óleo de soja pode melhorar o desempenho dos pneus em baixas temperaturas, ajudando a borracha a se manter flexível em climas frios, melhorando a tração em piso molhado e neve ao mesmo tempo. "Nosso trabalho com a United Soybean Board apresentou um desafio e uma oportunidade únicos para nossos cientistas e engenheiros de pneus, ao usarem o óleo de soja no desenvolvimento de produtos com performance superior", disse Chris Helsel, Chief Technology Officer.