Programa de reciclagem de vidro expande cobertura e chega à Brasília

Idealizado pela Diageo, o Projeto Glass is Good encontrou na implementação do sistema logística reversa uma maneira de juntar as pontas da indústria, serviços e consumo com os agentes envolvidos na reciclagem de vidro. Há 8 anos em operação, o Glass is Good registra mais de 21 mil toneladas de vidro recicladas (o equivalente a mais de 43 milhões de garrafas de 1l de vodka) e inaugura nova operação em Brasília, como parte da estratégia de expansão do programa.

A região centro-oeste foi definida como a praça-alvo para a ampliação do projeto em 2018, e, pelas características do DF, como conscientização dos consumidores e expressividade de mercado para a Diageo, Brasília foi escolhida para receber as aplicações e estruturas do Glass is Good. O programa estabeleceu parceria com uma rede de cooperativas e duas delas fornecem vidro para o projeto. No primeiro mês de atividades, foram coletadas mais de 70 toneladas de vidro, com a participação de cerca de 80 cooperados.

“Em muitas praças o vidro ainda é tratado como rejeito, isto é, um material que não pode ser recuperado. No entanto, o vidro pode ser reciclado infinitamente. A Diageo enxergou na região um grande potencial para a coleta e reciclagem de vidro, por isso aportamos o projeto que combina benefícios ambientais, evitando o descarte indevido das garrafas de vidro, e sociais, ao oferecer a oportunidade de geração de renda aos cooperados de Brasília”, afirma a diretora de Relações Corporativas da Diageo PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil), Daniela De Fiori.

O programa investirá em uma linha para trituração e a construção de uma central de beneficiamento de vidro (compactação dos cacos de vidro coletados para maior eficácia de logística) na Cooperativa Reciclando a Vida, além de maquinários e treinamentos de segurança. Dez pontos de coleta de materiais recicláveis serão instalados no setor de bares e restaurantes de Brasília e, enquanto estas etapas estão em fase de estudo e implementação, os cacos de vidro coletados são transportados para São Paulo, diretamente para a fábrica da Owens Illinois.

Link relacionado:

Conferência Logística Reversa e Gerenciamento de Resíduos