Schmersal zera emissões de CO2

A multinacional alemã Schmersal, fornecedora de sistemas de segurança para máquinas industriais, fechou parceria com o Curupira, instituição que atua na elaboração de inventários de emissão de CO2, comercialização de créditos de carbono e projetos ambientais corporativos.

Desde 2014, a companhia realiza o inventário das emissões e vem monitorando os dados. A partir de 2016, o inventário foi validado por empresa credenciada pelo Inmetro, a Schmersal colocou como estratégia reduzir a emissão de CO2 e, no mesmo ano, a multinacional conseguiu zerar suas emissões.

“Em 2016 nossa planta localizada em Boituva emitiu 205 toneladas de CO2. Para neutralizar essa emissão, a Schmersal plantou 368 árvores em uma área degradada localizada em Mato Grosso”, explica Rogério Baldauf, Diretor Superintendente da Schmersal. A área de 3.680 m² que já foi reflorestada pela Schmersal compensa 9.200 kg/ano. A Floresta Schmersal tem 100 Ingá do Brejo, 100 Angico Jacaré, 100 Aroeira e 68 Cedro Rosa.

Curupira é responsável pela manutenção, irrigação, adubação e preservação deste plantio. Desde 2013, junto com seus apoiadores, vem recuperando uma área de floresta situada entre o cerrado já com transição com a floresta amazônica. Situada na cidade de Nova Mutum, no Mato Grosso, a área foi degradada por anos de extensiva ação da agricultura da soja e da pecuária. Nesta área em recuperação, há 120 mil m² de floresta preservada e mais de 12 mil árvores plantadas.