Vaticano convoca cúpula de líderes para criar metas climáticas mais ambiciosas

O Vaticano sediará uma importante conferência internacional sobre as mudanças climáticas. O motivo da conferência é o terceiro aniversário da Laudato Si", a histórica carta encíclica do Papa Francisco sobre o meio ambiente.

Na conferência, serão discutidos eventos importantes dos próximos meses, incluindo a conferência da ONU sobre as mudanças climáticas COP24 e a Cúpula Ação Climática Global, entre outros. A participação de regiões majoritariamente católicas, como América Latina, Austrália, Polônia, Filipinas e os estados norte-americanos da Flórida, Ohio e Pensilvânia, será crucial para o sucesso desses eventos.

                                                                                                                   Foto: divulgação

"Guiados pela sua coragem, pedimos aos líderes mundiais que assumam compromissos sérios este ano. Um mundo melhor é possível, mas somente se começarmos a colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar!", diz a secretária geral da CIDSE, Josianne Gauthier.

Esta conferência proporcionará um espaço para que os líderes políticos e ativistas de base possam formular mais claramente um meio de alcançar tal progresso. Entre os resultados da conferência, espera-se uma declaração do Papa Francisco e declarações de apoio a metas globais mais ambiciosas quanto à emissão de gases de efeito estufa, energia limpa e justiça climática a partir de perspectivas diversas.

"Como diz o Papa Francisco em sua carta encíclica, a crise climática não é apenas uma questão ambiental, mas também humana e ética. A degradação ambiental é acompanhada pela pobreza, pela perda dos meios de subsistência e da perspectiva de um futuro melhor. Nós temos uma responsabilidade para com as próximas gerações. É uma questão urgente alterar nosso excesso de consumo e nos comprometer com o cuidado de nossa casa comum", destaca o secretário geral da Caritas Internationalis, Michel Roy.

A declaração do Vaticano sobre a conferência está disponível aqui.