Aegea conquista prêmio de sustentabilidade em processos

A Aegea Saneamento conquistou, na última quinta-feira (21), o Prêmio Eco Brasil, realizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), desde 1982. O reconhecimento aconteceu na categoria Sustentabilidade em Processos.

Apenas no último ano, a empresa investiu cerca de R$ 520 milhões na ampliação de redes e no aprimoramento de padrões de eficiência dos sistemas de saneamento. Isso gera uma combinação de efeitos positivos, aumentando o percentual de pessoas com acesso a serviços básicos, contribuindo com a preservação de corpos hídricos, por meio de tratamento para o esgoto produzido.

Foto: Divulgação

Em Campo Grande, por exemplo, onde atua desde 2006, com a concessionária Águas Guariroba, foram investidos, em dez anos, R$ 364 milhões nos serviços de saneamento, possibilitando que a rede coletora de esgoto sextuplicasse de tamanho, atingindo uma cobertura 51% maior do que quando assumiu a operação. Tudo isso está refletido na diminuição das taxas de internação por doenças diarreicas e gastos com hospitalização, que neste mesmo período registraram, respectivamente, quedas de 91% e 77%.

O reconhecimento considera também o trabalho realizado em cada uma das concessionárias presentes em 11 estados brasileiros para estabelecer um contato próximo com as comunidades. Esta ação está a cargo do Programa Afluentes, que já conduziu cerca de 9 mil encontros com diferentes lideranças e representantes dos moradores das cidades onde opera.

“Um relacionamento próximo e transparente é muito importante para garantir o sucesso das ações da empresa, o Afluentes é um ponto de contato para sanar dúvidas da população, contribuir com sua educação ambiental, além de guiar o planejamento estratégico da Aegea” explica o gerente de Responsabilidade Social, Thiago Terada.

A conquista do Prêmio Eco Brasil é um importante indicador do caminho que a empresa vem trilhando. “Estamos muito satisfeitos com os benefícios que estamos provendo por meio das nossas operações pelo país e contentes pelo reconhecimento que a empresa tem conquistado no mercado”, destaca o CEO da Aegea, Hamilton Amadeo.

Link relacionado:

Conferência Novas Tecnologias para Tratamento de Esgotos e Efluentes

Shopping Parque da Cidade adota inovação em sistemas de gestão da água
Projeto fortalece posição estratégica do etanol
Transformar cidades em um lugar melhor para viver: o futuro sendo construído hoje
Encontro no Sesc Avenida Paulista discute os caminhos do fotoativismo