Alunos de engenharia química desenvolvem pesquisa com óleo de frutas para aplicação industrial

Quando o assunto é produção de óleos essenciais (substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas por plantas e frutos), o Brasil tem lugar de destaque. Ao lado da Índia, China e Indonésia, é considerado um dos quatro grandes produtores mundiais. Dentre os 300 tipos diferentes de óleos, o Brasil lidera a produção de laranja e lima destilada. Com isso em mente, alunos de engenharia química do Centro Universitário FEI desenvolveram um projeto em que foi estudado a extração de óleo do limão siciliano, a partir do processo de destilação por arraste de vapor de água.

Durante os testes, os estudantes determinaram índices técnicos como produção específica de óleo essencial, consumo de utilidades quentes e frias e o potencial econômico do processo de obtenção do óleo oriundo da casca do limão utilizado na produção de suco.

Foto: Divulgação

A extração desses óleos é um processo com grande importância econômica, já que são matérias-primas que apresentam diversas aplicações industriais, como em cosméticos, produtos de limpeza, alimentos, indústria química e medicamentos.

Outro grupo de alunos da FEI também resolveu trabalhar com sementes de mamão, que costumam ser descartadas e representam de 30 a 50% do peso do fruto. A ideia do grupo foi utilizar o óleo extraído das sementes de mamão para produção de biodiesel.

Os testes de caracterização do biodiesel obtido pelos graduandos foram satisfatórios em sua maioria, com os valores de densidade, viscosidade cinemática e viscosidade dinâmica dentro dos padrões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Para a professora Adriana Lucarini, que orientou o último projeto, o estudo de extração desses óleos apresenta vantagens econômicas e sociais: "Além de podermos desenvolver formas mais eficazes de aplicação destes óleos, ainda alavancaremos a fabricação de produtos importantes para o nosso dia a dia de forma mais sustentável."

Shopping Parque da Cidade adota inovação em sistemas de gestão da água
Projeto fortalece posição estratégica do etanol
Encontro no Sesc Avenida Paulista discute os caminhos do fotoativismo
Transformar cidades em um lugar melhor para viver: o futuro sendo construído hoje