Cofundador da TriCiclos é escolhido champion global do clima para a COP2

Gonzalo Muñoz, presidente executivo e co-fundador da TriCiclos, foi nomeado champion da COP25, a próxima cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, que será realizada no Chile, em dezembro de 2019. Essa é uma posição internacional de alto nível, nomeada pelo presidente da comissão e do país, Sebastián Piñera, anfitrião do evento. A figura do champion foi criada no Acordo de Paris e seu papel é aconselhar a ministra do Meio Ambiente, Carolina Schmidt (presidente da COP25), para divulgar suas mensagens de ambição e ação climática, participando de atividades, compromissos e intercâmbios em nível nacional e internacional.

A grande novidade dessa nomeação é que esta é a primeira vez na história da COP que um representante do setor privado assume o papel de champion.
Foto: Divulgação

Gonzalo terá este papel pelos próximos dois anos, em que irá defender e mobilizar a ação climática de todos as partes interessadas: cidades, estados, empresas, investidores e sociedade civil. Além de ajudar os países a traduzir a "onda" de ações geradas na COP25, tanto na implementação quanto no aprimoramento das promessas da agenda climática no mundo. Assim como gerar alianças que nos permitam avançar mais rápido em direção a uma economia com baixa emissão de carbono e resiliente às mudanças climáticas.

"Ao assumir este papel, espero ajudar a mobilizar a ação climática para todos os públicos com a intenção de facilitar a aproximação de todas as partes à agenda e o senso de urgência que os governos e organizações não governamentais defendem. Trabalharei para conseguir um comprometimento da comunidade empresarial, que permita mudanças reais e urgentes, a curto e médio prazos, para avançar a agenda climática do setor privado. Juntamente com os líderes políticos, esperamos garantir que os resultados desses compromissos sejam cumpridos e implementado com sucesso. Hoje, em relação à sustentabilidade, sabemos que estamos num ponto que não podemos retroceder, nós não podemos falhar", diz Gonzalo.

Tecpar busca parceiros para estimular pesquisa e desenvolvimento
L´Oréal Brasil e Engie firmam parceria para uso exclusivo de energia renovável
Novo estudo mostra que restauração em larga escala já está acontecendo na Mata Atlântica
EDP inaugura mais um posto de recarga para veículos elétricos no Espírito Santo