EDP constrói usina solar para Globo em Recife

A energia solar já ocupa a sétima posição como maior fonte de energia no Brasil, com o total de 2.819 MW de potência instalada operacional, o equivalente a 1,2% da matriz energética nacional, superando a fonte nuclear, com 1.990 MW. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Pernambuco é o 10º estado que mais tem aproveitado essa fonte de energia renovável, com 20,8 MWp de capacidade em projetos de geração distribuída.

Foto: divulgação

Recentemente, a EDP construiu uma usina solar para a Globo, em Recife (PE). A instalação vai gerar cerca de 269.385 kWh por ano, energia capaz de atender mensalmente 90 residências com o consumo médio de 250kWh/mês ou 3.000 kWh/ano.

Composta por 468 módulos fotovoltaicos, a planta foi instalada sobre o estacionamento central da emissora, em uma área de aproximadamente 1.000 metros quadrados. A energia gerada durante o período de 25 anos (vida útil da usina) vai evitar que 498,4 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera -  o equivalente ao plantio de 3.054 árvores. Essa estrutura fotovoltaica, conhecida tecnicamente como carport, é a primeira solução solar adquirida pela Globo no Nordeste.

"A assinatura deste contrato com a Globo reflete a credibilidade que a EDP tem conquistado no mercado brasileiro e ajuda a consolidar nosso pioneirismo em projetos de energia solar", afirma o vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da EDP no Brasil, Carlos Andrade.

A EDP Smart, que possui uma unidade dedicada à implementação de empreendimentos solares de autoprodução e geração distribuída, será a responsável pela operação e manutenção (O&M) do sistema implementado no escritório de Recife, por um período de 15 anos na modalidade de aluguel.

"A implantação da usina solar segue a tendência de inovação que a Globo vem adotando como premissa para novos projetos e está alinhada com o objetivo de aumentarmos o nosso fornecimento de energia com base em fontes renováveis. Os desafios encontrados durante a execução certamente servirão de aprendizagem para novos projetos de mesma natureza", afirma o diretor de Manutenção e Operação da Globo, Thiago Lacerda. 

Entre 2017 e 2018, a EDP negociou 15 projetos de energia solar com aproximadamente 25 MWp de capacidade contratada. Entre eles, uma usina com 15 mil painéis fotovoltaicos e 5,6 MWp para atender 88 agências do Banco do Brasil, em Minas Gerais. A iniciativa permitirá uma economia de cerca de R$ 82 milhões em um período de 15 anos para o banco.

Ternium transforma sucata em aço de qualidade
ES: EDP instala posto elétrico em Cachoeiro de Itapemirim
Metrô de São Paulo abastece estações com água subterrânea
Amazônia, soberania e governança global