Escolas se mobilizam para arrecadar mais de 10 toneladas de materiais recicláveis

O Recicla Jabaquara, projeto desenvolvido pela Tetra Pak, tem como um dos objetivos arrecadar mais de 10 toneladas de materiais recicláveis em escolas do bairro da zona sul de São Paulo. O desafio integra diversas iniciativas como a proposta de capacitar catadores para a transformação socioambiental e conscientizar os moradores do bairro sobre a importância do tripé da sustentabilidade. 

A primeira fase do projeto foi concluída em agosto, com a capacitação de 27 cooperados da Sempre Verde, para ajudá-los na gestão de negócios mais rentáveis e sustentáveis. O mesmo grupo passou para a segunda fase com ações para sensibilizar comércios, escolas e moradores. O objetivo da segunda etapa do projeto é ressaltar a importância da separação correta dos resíduos para geração de empregos, além de ajudar na preservação do meio ambiente.

Valeria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak. Foto: Página Sustentável

O resultado do trabalho já está sendo visto com a adesão das famílias em levar materiais recicláveis para contribuir com o trabalho da cooperativa. Com 13 instituições parceiras, a meta é que cada escola arrecade cerca de 1 tonelada de recicláveis. A expectativa é que, ao final do projeto, 50 mil pessoas tenham sido impactadas pelas ações.

“Há mais de 20 anos desenvolvemos iniciativas socioambientais e percebemos que ainda existe um estigma em torno dos catadores, o que os torna socialmente invisíveis. Com esse projeto, buscamos não somente aumentar o volume e a qualidade dos materiais coletados na região, mas empoderar e dar visibilidade a uma categoria com enorme potencial para promover transformações”, comenta a diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak, Valeria Michel.

A fundadora e presidente da cooperativa, Guiomar Conceição dos Santos, comemora: “Temos um grande avanço ao levar a importância do nosso trabalho à comunidade". Ela acredita que a capacitação contribuiu para encorajar os catadores a atuarem na comunidade de forma mais ativa, como importantes expoentes para o processo de conscientização ambiental. 

 

Calendário 2019
Solvay inaugura fábrica no Brasil e amplia participação na química sustentável
Mudanças do clima estão tornando os incêndios maiores, mais quentes e perigosos
Mulheres, inovação e protagonismo