Furnas celebra parceria para preservação da Floresta Nacional Mário Xavier

A Floresta Nacional Mário Xavier (Flona MX), unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), comemora 32 anos, dia 8 de outubro. O aniversário marca também cinco anos de parceria entre a instituição e a empresa Furnas, por meio do replantio e preservação da Flona MX.

Desde 2013, a companhia já realizou o plantio de duas mil mudas de 48 espécies nativas da Mata Atlântica na floresta. Entre elas o Ipê Amarelo, Urucum, Ingá e espécies classificadas como vulneráveis na lista de atenção do Centro Nacional de Conservação da Flora - CNCFLORA, do Ministério do Meio Ambiente, como a Garapa, Cedro e Jacarandá da Bahia.

Foto: Página Sustentável

"Por ocasião da ampliação da Subestação Zona Oeste, em 2013, Furnas elaborou e executou o Projeto de Recuperação Florestal que compreendeu área equivalente a um campo de futebol, ou seja, cerca de 10.700 metros quadrados. A empresa pela primeira vez instalou dois poleiros artificiais para aves silvestres, em um projeto de recuperação florestal. A ideia é que as aves locais, ao utilizarem os poleiros artificiais, ajudem na dispersão de sementes, potencializando a recuperação da área", disse o biólogo, Geraldo Espínola, que atua no campo do licenciamento ambiental da empresa. Para 2019, a previsão é que sejam iniciados os serviços de recuperação florestal de uma área correspondente a dois campos de futebol, cerca de dois hectares.

O aniversário de 32 anos da floresta será lembrado, ainda, a partir de programação especial, com palestras abertas à população sobre a evolução do horto para a Flona MX, quando a área passou a ser gerida pelo ICMBio, projetos de extensão com pesquisas realizadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e desenvolvimento de projetos socioambientais. Também será feito o plantio de 32 mudas de árvores pelo público presente, uma para cada ano de idade. 

PLD cai 15% em todos os submercados
Qual é a contribuição dos transgênicos para o meio ambiente?
Tetra Pak apresenta websérie sobre histórias de vida daqueles que atuam com reciclagem no país
Agricultura brasileira e redução dos gases de efeito estufa