Furnas celebra parceria para preservação da Floresta Nacional Mário Xavier

A Floresta Nacional Mário Xavier (Flona MX), unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), comemora 32 anos, dia 8 de outubro. O aniversário marca também cinco anos de parceria entre a instituição e a empresa Furnas, por meio do replantio e preservação da Flona MX.

Desde 2013, a companhia já realizou o plantio de duas mil mudas de 48 espécies nativas da Mata Atlântica na floresta. Entre elas o Ipê Amarelo, Urucum, Ingá e espécies classificadas como vulneráveis na lista de atenção do Centro Nacional de Conservação da Flora - CNCFLORA, do Ministério do Meio Ambiente, como a Garapa, Cedro e Jacarandá da Bahia.

Foto: Página Sustentável

"Por ocasião da ampliação da Subestação Zona Oeste, em 2013, Furnas elaborou e executou o Projeto de Recuperação Florestal que compreendeu área equivalente a um campo de futebol, ou seja, cerca de 10.700 metros quadrados. A empresa pela primeira vez instalou dois poleiros artificiais para aves silvestres, em um projeto de recuperação florestal. A ideia é que as aves locais, ao utilizarem os poleiros artificiais, ajudem na dispersão de sementes, potencializando a recuperação da área", disse o biólogo, Geraldo Espínola, que atua no campo do licenciamento ambiental da empresa. Para 2019, a previsão é que sejam iniciados os serviços de recuperação florestal de uma área correspondente a dois campos de futebol, cerca de dois hectares.

O aniversário de 32 anos da floresta será lembrado, ainda, a partir de programação especial, com palestras abertas à população sobre a evolução do horto para a Flona MX, quando a área passou a ser gerida pelo ICMBio, projetos de extensão com pesquisas realizadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e desenvolvimento de projetos socioambientais. Também será feito o plantio de 32 mudas de árvores pelo público presente, uma para cada ano de idade. 

Armazenamento Energético em Geração Distribuída
Brasil está em 56º lugar no ranking de iniciativas urbanas sustentáveis
Exportação de produtos florestais alcança US$ 2,8 bilhões no 1º trimestre
Programa que reciclou mais de 50 milhões de garrafas de vidro ganha escala setorial