GE desenvolve soluções integradas para potencializar a geração das renováveis

A americana GE, uma das líderes em fornecimento de turbinas eólicas, está desenvolvendo soluções integradas para potencializar a capacidade de geração renovável. Na Alemanha a empresa ligou a fazenda offshore de Merkur, que vai gerar 396 MW (o suficiente para cerca de 500 mil residências), por meio de uma tecnologia de ponta que contempla um cabo de corrente direta de alta voltagem (HVDC). A corrente inicia uma estação de conversão de 18 mil toneladas no meio do oceano, percorre 80 quilômetros sob a água, mais 80 quilômetros sob a terra e termina em um outro conversor próximo à rede. A tecnologia HVDC é muito mais eficiente para a transmissão dessas distâncias.

Foto: Página Sustentável

Essa integração das soluções está presente em outras iniciativas como a planta de bombeamento e armazenamento instalada no subsolo dos alpes. No estado de Nova York, as soluções integradas ajudam a aumentar a capacidade de geração solar no município de Schenectady. Na Índia, a empresa desenvolveu uma planta que integra solar e eólica e trabalha em sistemas de armazenamento. Já na Irlanda, a companhia montou um sistema de parques eólicos com baterias para abastecer o datacenter da Microsoft Corp.

"Com esse movimento a GE Renewable Energy terá o portifólio de energias renováveis mais diversificado da indústria, oferecendo aos clientes um grande espectro de produtos e serviços para atender as necessidades de levar elétrons verdes para a rede a partir de soluções integradas" disse o CEO da GE Renewable Energy, Jerome Pecresse. 

 

Aeroporto Salvador Bahia pretende economizar 2 milhões de m³ com sistema de reuso
FSC reforça a importância das florestas para o desenvolvimento sustentável
Energia solar fotovoltaica ocupa sétima posição na matriz elétrica brasileira e ultrapassa nuclear
Setor sucroenergético impulsiona economia e preservação do meio ambiente no Triângulo Mineiro