Henkel avança em economia circular

Entre as estratégias de sustentabilidade da Henkel, o plástico foi um dos temas em foco no qual a empresa busca alternativas para promover avanços rumo ao desenvolvimento de uma economia circular. Para contribuir com o desenvolvimento sustentável, a companhia pretende criar mais valor para seus clientes, consumidores e comunidades onde opera até 2030. Nesse contexto, a companhia apoia ativamente a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pela Organizacão das Nações Unidas (ONU) em 2015.

A empresa alcançou resultados importantes ano passado com os objetivos intermediários para 2020 (ano-base 2010): menos emissões de CO2 por tonelada de produto (-25%); resíduos (-29%); e água (-24%). 

Foto: Divulgação

Em geral, a empresa aumentou sua eficiência total em 43% graças às atividades em cada região ao redor do mundo e pretende aumentar sua eficiência de recursos em 75% até 2020.

Como parte da nova estratégia de embalagem, a Henkel fixou o objetivo de fazer com que 100% de suas embalagens sejam recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. No fim de 2018, 80% da meta tinha sido alcançada. A empresa também quer usar 35% de plástico reciclado para embalagem de seus produtos de bens de consumo na Europa até 2025.

A parceria com a Plastic Bank foi uma iniciativa para ampliar o projeto de economia circular, aprimorar a cadeia de valor sustentável e proporcionar oportunidades. Nos três centros de coleta no Haiti, foram reciclados aproximadamente 63 t de plástico.

"O compromisso dos nossos colaboradores a nível mundial é um fator decisivo para o desenvolvimento bem-sucedido da Henkel em termos de sustentabilidade. Cerca de 50 mil colaboradores concluíram o curso de capacitação para se tornarem Embaixadores de Sustentabilidade nos últimos anos. Eles usam seu conhecimento em diálogos com colegas e clientes, assim como em uma série de projetos em comunidades, escolas e universidades", disse a vice-presidente de Recursos Humanos e chairwoman do Conselho de Sustentabilidade, Kathrin Menges.

Shopping Anália Franco instala sistema de reuso de água
FSC como instrumento para a conservação da biodiversidade
ABB apresenta fábrica neutra em CO2 na Alemanha
Brasil está em 56º lugar no ranking de iniciativas urbanas sustentáveis