Henkel desenvolve tecnologia para fabricação de canudos de papel

O alto consumo e descarte de produtos plásticos vem sendo discutido em diferentes países por conta da poluição, especialmente dos oceanos. De acordo com uma pesquisa publicada pela revista científica Science, em 2015, descobriu-se que a humanidade gera um total de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. Desse montante, entre 4,8 milhões e 12,7 milhões de toneladas chegam aos oceanos.

Foto: Divulgação

Com a intenção de diminuir a poluição plástica, cidades brasileiras buscam alternativas para preservar o meio ambiente. O projeto de lei sancionado em julho de 2018, no Rio de Janeiro, foi o primeiro passo para substituir canudo plástico pelo de papel biodegradável ou reciclável em quiosques, bares e restaurantes. Outras cidades brasileiras também buscam caminhos para eliminar o consumo e o fornecimento de itens plásticos. A tendência é que essa mudança também se estenda para copos, pratos e talheres plásticos.

O adesivo específico para aplicação em canudos de papel, desenvolvido pela Henkel, é resistente a líquidos durante o período de uso. Produzido em Jundiaí, interior de São Paulo, sua fórmula é 100% a base d’água, não contém solventes e atende legislações locais pertinentes a contatos diretos com alimentos.

"A Henkel está sempre preocupada com os impactos ambientais, além de acompanhar as tendências e necessidades de diferentes mercados. Ao identificar essa demanda no Brasil, nosso time de pesquisa e desenvolvimento criou essa tecnologia com alta performance, qualidade e segurança para atender prontamente as necessidades dos fabricantes. Além disso, nossa unidade fabril de Jundiaí tem capacidade para abastecer a indústria local", explica o gerente de vendas Igor Honorato.

Bike Itaú incentiva economia de CO2 na semana da mobilidade
Empreendedores investem em placas fotovoltaicas para reduzir custos com energia elétrica
Veracel usa bagaço de cana como alternativa para gerar energia
Renner utiliza energia solar para abastecimento de lojas