LafargeHolcim reaproveita 85% da água usada na produção

A LafargeHolcim anunciou, na última sexta-feira (22), que recircula em torno de 85% da água utilizada no processo produtivo em todas suas unidades no Brasil. O processo representa uma economia anual de 11 milhões de m³ de água – o equivalente ao consumo quinzenal na cidade do Rio de Janeiro, com cerca de 6,7 milhões de habitantes. Além disso, a indústria de cimento promove o aproveitamento da água da chuva, retendo-a para uso na fabricação e umidificação de vias.

Foto: Divulgação

A multinacional francesa mantém, em âmbito global, programas internos (Diretriz de Água, Protocolo de Água e  Plano de Gestão de Águas) que balizam como os recursos hídricos devem ser geridos, captados, tratados e utilizados na produção. Adicionalmente, a empresa lançou, em 2015, o Plano 2030, no qual está prevista a redução de 20% no uso de recursos hídricos, dentre outros desafios.

A atenção com a água não é recente para a fabricante de cimento. Um exemplo é a unidade de Pedro Leopoldo, que desde a década de 90 implementa ações para recuperação de água e, atualmente, atinge índices de recirculação acima de 90%.

Link relacionado

Conferência Novas Tecnologias para Tratamento de Esgotos e Efluentes

Renner utiliza energia solar para abastecimento de lojas
Eternit aposta na telha fotovoltaica
Um em cada três dos focos de queimadas na Amazônia tem relação com desmatamento
EDP e Eneva inauguram primeira estrada construída com cinzas de carvão