Merck instala painel solar 3G em Realengo

A Merck, empresa alemã líder em ciência e tecnologia que completou 350 anos em 2018, instalou na sede do projeto de capacitação da Agência de Família, em Realengo (RJ), painéis solares com a revolucionária tecnologia OPV (fotovoltaicos orgânicos). Os painéis são colocados em formato de árvore (OPtree) e ficarão na comunidade para contribuir com a captação de energia solar e diminuição dos custos com energia elétrica da ONG.

Foto: Página Sustentável 

O projeto Agência de Família, criado pelo Banco Providência, apoiado pela Merck desde 2012, forma mulheres em situação de vulnerabilidade social e as empoderam para se tornarem empreendedoras em suas comunidades.

O objetivo da instalação dos painéis é contribuir com a diminuição de custos fixos, como eletricidade, para a manutenção e continuidade do projeto. A instalação irá proporcionará a utilização de uma energia limpa e sustentável para a realização dos cursos de cabeleireiro, corte, costura e gastronomia.

Fotovoltaico orgânico é uma nova tecnologia no campo da energia solar que, em aplicações de painéis solares, é capaz de transformar áreas até mesmo já construídas, como prédios e estradas, em fontes de energia limpa, ajudando no combate ao efeito estufa. O composto químico é semelhante a uma tinta e pode ser aplicado em painéis flexíveis da mesma forma que as impressões em gráficas.

"Os OPVs são fotovoltaicos orgânicos utilizados na produção de painéis solares, ou seja, a terceira geração de células solares, capazes de gerar energia elétrica a partir da luz do sol. Esta alternativa é a mais verde, uma vez que cada metro quadrado de OPV evita a emissão de 120 kg de CO2 por ano. Por serem flexíveis e moldáveis, há um leque de possibilidades para aplicação desses painéis. Eles podem, inclusive, ser incorporados a arquitetura, em fachadas de prédios e no mobiliário urbano, como em pontos de ônibus, por exemplo", afirma o diretor de Performance Materials da Merck, Francisco Veloso.

Tequaly passa a operar com sistema de saneamento básico em todo Brasil
Baterias residenciais formam rede de armazenamento na Alemanha
Nove mil anos em doze
Romênia propõe avanço modesto das renováveis