Na Virada da Mobilidade, (Des)Ocupa a Rua promove um dia de atividades no espaço das vagas para carros

Em São Paulo 70% da população usa o transporte público como meio de deslocamento diário. Apesar disso, dispõem de muito menos espaço nas ruas do que os 30% que trafegam de carro. Afinal, o espaço que um veículo automotor ocupa vai muito além das vias de rodagem, já que toda viagem de carro começa e acaba numa vaga de estacionamento. Estudos estimam que 30% do trânsito causado nas metrópoles, assim como parte das emissões geradas por esse deslocamento, são em busca de estacionamento.

O (Des)Ocupa a Rua foi concebido para mostrar o que o espaço das vagas representa. Organizado pela Purpose em parceria com ITDP Brasil, IDEC e 99 App, o evento acontece nesta sexta (21) - véspera do Dia Mundial Sem Carro - das 9h00 às 17h00. Nesse período, 200 metros de vagas nas proximidades da estação Fradique Coutinho da Linha Amarela do Metrô darão lugar a atividades educacionais e lúdicas, como ioga, quiropraxia, oficina de silk e de brinquedos, entre outras (ver programação abaixo). O objetivo é mostrar na prática como o espaço das vagas de estacionamento nas ruas pode beneficiar pessoas ao invés de carros.

Foto: Página Sustentável

“Abolir as vagas melhoraria imediatamente o fluxo de quem não opta por usar ou não pode ter carro. Essa mudança no paradigma da mobilidade já começa a aparecer em várias cidades do mundo, inclusive na América Latina”, comenta a coordenadora de campanhas da Purpose e especialista em mobilidade, Bruna Galvão.

A 99 entra como parceira do evento porque a empresa entende que as plataformas de mobilidade são alternativas viáveis de transição entre o uso do carro próprio e o transporte como serviço. Assim como porque já tem contribuído com a redução de necessidade por estacionamentos. Um estudo recente da FIPE-USP aponta que, hoje, a plataforma já libera cerca de 80 mil vagas diariamente - equivalente a 20 garagens de shopping centers.

“Para os 30% das pessoas que andam de carro pela cidade, a ideia pode parecer desproposital. Mas, para os outros 70% que transitam a pé, de bicicleta ou transporte público, esse tema deve ser tratado como prioridade”, completa Bruna.

A ação faz parte do calendário oficial da Semana da Mobilidade promovida pela Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo, que tem entre suas missões o estímulo à construção de uma cultura de mobilidade baseada em cidadania, respeito e tolerância.

SERVIÇO:

  • (Des)Ocupa a Rua
  • Data: 21 de setembro
  • Horário: das 9h00 às 17h00
  • Local: Rua Fradique Coutinho, entre as Ruas Teodoro Sampaio e a Rua Cardeal Arcoverde - nas vagas de estacionamento. Próximo à estação Fradique Coutinho (Linha 4 - Amarela)
  • Realização: Purpose, em parceria com IDEC, ITDP e apoio da 99 App.

PROGRAMAÇÃO

Aula de ioga para iniciantes. Horário previsto: durante a tarde

Quiropraxia - técnica que promove saúde e bem estar para o corpo das pessoas. Horário previsto: durante todo o evento

Oficina de Silk Itinerante- leva a arte da serigrafia para a rua para que qualquer pessoa possa interagir. Horário previsto: 10h00 às 14h30

Quero Pedalar - ensinará pessoas de qualquer idade a andar de bicicleta com segurança. Horário previsto: 10hrs às 15hrs

Lançamento do guia de direitos do usuário de transporte público - promovido pelo IDEC, que distribuirá guias impressos que listam e explicam os direitos dos usuários em transporte, baseado em Leis como a Política Nacional de Mobilidade Urbana e o Código de Defesa do Consumidor, e debate os direitos dos usuários e a qualidade dos transportes, a partir de dados levantados pelo IDEC. Horário previsto: durante todo o evento

Oásis urbano - espaço decorado com verde/plantas, cadeiras, música e dinâmicas, para proporcionar um local de interação, contato e respiro - um oásis urbano. O espaço terá também um varal de mensagens cartõezinhos para instigar conversas inspiradoras. Horário: durante todo o evento.

Oficina de construção de brinquedos com reciclados - a proposta é montar ou consertar brinquedos a partir de materiais recolhidos nos arredores do evento. Horário previsto: durante todo o evento

Contação de histórias - “Aventuras em cordel”- contação de histórias com bonecos de palito. Baseado na literatura de cordel, narra a história de um migrante nordestino em sua vinda para São Paulo onde muitas aventuras, lendas, assombrações e lembranças são contadas ao público de maneira lúdica. Horário previsto: durante todo o evento.

Transporte de Produtos, Logística e Frota Sustentável
Rede Brasil promove atividades em conferência mundial sobre mudanças climáticas
CCEE indica aumento de 2% no consumo de energia em novembro
Merck instala painel solar 3G em Realengo