Nissan e Enel X assinam MoU para promover mobilidade elétrica no Brasil

A Nissan e a Enel X assinaram um memorando de entendimento (MoU), no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, para promover atividades em conjunto com o intuito de desenvolver soluções de mobilidade elétrica no Brasil. Pelo acordo, as duas empresas se engajarão em iniciativas conjuntas e compartilharão informações para avaliar a viabilidade técnica e econômica de infraestrutura para recarga pública e privada no Brasil, bem como expandir a frota de veículos elétricos do país. Além disso, o escopo do acordo inclui projetos e estudos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em tecnologia de Vehicle-to-Grid (V2G), reutilização e segunda vida de baterias de veículos elétricos.

Foto: Página Sustentável

“Com essa parceria, podemos reunir nosso know-how em mobilidade elétrica com a expertise da Nissan para contribuir para o desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentáveis e de ponta no Brasil”, disse o responsável da Enel X, Nestor Benito. “A eletricidade terá um papel cada vez mais central no futuro do transporte, combinando sustentabilidade e inovação, atendendo às necessidades do meio ambiente, das nossas cidades e sociedade como um todo”.

As duas empresas participaram do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo apresentando suas soluções inovadoras de mobilidade elétrica. A Nissan mostrou pela primeira vez na América Latina o novo Nissan LEAF,  que usa uma tecnologia que permite gerar energia à rede ou alimentar outros dispositivos com o suporte de um carregador embutido.

“A Nissan está apresentando no Salão do Automóvel de São Paulo sua visão Nissan Intelligent Mobility, que busca transformar a maneira na qual os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade. Acreditamos que a eletrificação chegou ao Brasil e a Nissan vai estar na dianteira, com produtos e serviços que atendam aos anseios dos consumidores. Neste sentido, precisamos de parceiros que acreditam como nós no potencial do país”, comenta o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva.

A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) permite carregamento bidirecional, que transforma o carro em uma bateria sobre rodas, pois permite que o carro seja carregado e devolva energia à rede, se necessário.

Tequaly passa a operar com sistema de saneamento básico em todo Brasil
Nove mil anos em doze
Baterias residenciais formam rede de armazenamento na Alemanha
Romênia propõe avanço modesto das renováveis