Programa que reciclou mais de 50 milhões de garrafas de vidro ganha escala setorial

O programa de reciclagem Glass is Good, idealizado e liderado pela Diageo, ganha escala setorial e passa ser comandado pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). A troca de bastão visa aumentar ainda mais o alcance da iniciativa e ampliar os benefícios gerados por ela.

Criado em 2010 no Brasil, o programa pioneiro traz renda para mais de 800 cooperados que recolhem o vidro separado em mais de 180 estabelecimentos. São bares, restaurantes, baladas, condomínios e empresas de eventos das principais cidades dos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro e DF.

A iniciativa foi criada por uma funcionária da Diageo antes mesmo da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Foto: Divulgação

“Ampliar o Glass is Good para todo o setor é um motivo de grande orgulho para nós. Desde que começamos o projeto, já foram recicladas 28 mil toneladas de vidro, número equivalente a mais de 58 milhões de garrafas de 1 litro que poderiam estar em aterros sanitários e lixões, poluindo o meio ambiente”, afirma Daniela De Fiori, diretora de Relações Corporativas da Diageo para PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil).

A contribuição para a destinação adequada do vidro e a reunião dos maiores fabricantes de bebidas no mundo são a herança do programa, que é dividido em quatro etapas: coleta das embalagens de vidro, logística, beneficiamento do vidro nas cooperativas e encaminhamento para reciclagem na fábrica de vidro.

Antes de virar uma iniciativa setorial, o programa liderado pela Diageo já havia angariado parceiros como Heineken, Pernod Ricard e Companhia Müller de Bebidas, além da fabricante de embalagens de vidro Owens-Illinois - cobrindo todo o ciclo do vidro.

Os resultados do programa são diversos, passando por geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, benefícios para o meio ambiente até a economia de energia na produção de vidro, com a reutilização de 100% do material.

“Recepcionar um trabalho tão bem feito, conhecido e maturado como o Glass is Good é um presente para o setor. Esta é uma grande oportunidade de potencializarmos essa iniciativa focada em um elemento que é fundamental para a comercialização de bebidas alcoólicas, que é a garrafa de vidro”, conta Cristiane Foja, presidente executiva da Abrabe. “Agora, vamos trabalhar para expandir a presença do Glass is Good nacionalmente e conectá-lo ao Ecogesto, um programa com foco em todos os tipos de embalagens em cooperativas”, finaliza.

Bike Itaú incentiva economia de CO2 na semana da mobilidade
Empreendedores investem em placas fotovoltaicas para reduzir custos com energia elétrica
Veracel usa bagaço de cana como alternativa para gerar energia
Renner utiliza energia solar para abastecimento de lojas