Projetos de eficiência energética da EDP são destaque em evento da ONU

A EDP foi destaque em evento durante a semana da 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A companhia apresentou sua unidade de negócio responsável pelo desenvolvimento de projetos de soluções em energia no painel O futuro das cidades.

Por meio de sua divisão de Soluções em Energia, a EDP é responsável pelo desenvolvimento de negócios e serviços integrados para clientes do segmento comercial – com projetos de eficiência energética em iluminação e refrigeração –, e da indústria – com projetos de geração de vapor com biomassa e centrais de utilidades.

Foto: Página Sustentável

Uma das iniciativas destacadas no evento, realizado no escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, consiste no reaproveitamento de biomassa para geração de energia por meio do vapor, utilizando como fonte o cavaco de madeira proveniente do reflorestamento. O processo de geração de energia pela queima do cavaco contribui de maneira efetiva para a diminuição da liberação de gases de efeito estufa. O projeto já evitou a emissão total de mais de 42 mil toneladas de CO2 entre 2017 e julho de 2018. Além disso, a modalidade gera poucos resíduos, reaproveitados no reflorestamento na forma de adubo, incentivando a economia circular.

"Durante o último ano, as iniciativas da EDP proporcionaram uma economia de 51,8 GWh para os nossos clientes, contribuindo diretamente para a redução de mais de 30 mil toneladas de CO2. Para 2020, temos como objetivo atingir a meta de queda de 100 GWh no consumo de energia desses parceiros, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)", afirma o gestor executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Pedro Sirgado.

Outro case de destaque foi a substituição do sistema de iluminação em 69 lojas da rede Makro em 24 estados do Brasil por tecnologia LED, responsável por reduzir em até 55% o gasto de energia. Como resultado, mais de 1.400 toneladas de CO2 deixarão de ser lançadas na atmosfera a cada ano, o equivalente ao plantio de cerca de 11 mil árvores que seriam necessárias para neutralizar essa emissão.

PLD cai 15% em todos os submercados
Qual é a contribuição dos transgênicos para o meio ambiente?
Tetra Pak apresenta websérie sobre histórias de vida daqueles que atuam com reciclagem no país
Agricultura brasileira e redução dos gases de efeito estufa