Tereos recebe certificado energia verde

Cinco unidades da Tereos Açúcar & Energia Brasil receberam o Certificado Energia Verde, concedido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). O reconhecimento, que ocorre anualmente, é conferido a empresas produtoras de energia limpa e renovável produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar e também para consumidores de energia no mercado livre, que recebem o chamado Selo Energia Verde.

Foto: Divulgação

Atualmente, 64 usinas brasileiras possuem a certificação, entre elas, as unidades Cruz Alta, São José, Mandu, Vertente e Tanabi. "Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com a sustentabilidade que visa aproveitar ao máximo nossas matérias-primas e limitar a pegada ambiental de nossos produtos", destaca o diretor de Operações Agroindustriais da Tereos Açúcar & Energia Brasil, Raul Guaragna.

Nos últimos quatro anos, além das usinas aproveitarem a própria energia vinda do bagaço da cana, a Tereos vendeu aproximadamente 1 mil GWh por ano para a rede pública.

De acordo com a Unica, as usinas reconhecidas com o certificado deverão produzir, ao longo de 2019, um total de 19.598 GWh, tanto para autoconsumo das unidades industriais quanto para o Sistema Interligado Nacional (SIN). A geração de energia renovável é suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências o ano inteiro, superior a toda geração anual de carvão mineral e evitará a emissão de 6 milhões de tCO2.

Aeroporto Salvador Bahia pretende economizar 2 milhões de m³ com sistema de reuso
Energia solar fotovoltaica ocupa sétima posição na matriz elétrica brasileira e ultrapassa nuclear
FSC reforça a importância das florestas para o desenvolvimento sustentável
Setor sucroenergético impulsiona economia e preservação do meio ambiente no Triângulo Mineiro