Termotécnica é eleita a empresa mais sustentável pelo guia exame

O Programa Reciclar EPS da Termotécnica rendeu o prêmio Guia Exame Sustentabilidade 2018 na categoria química. O projeto reciclou mais de 40 mil toneladas de isopor, um terço de todo o EPS reciclado no Brasil, nas unidades de Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR). 

De 179 empresas inscritas no prêmio, 78 foram premiadas. O resultado foi obtido com base em uma avaliação criteriosa, análise dos projetos de sustentabilidade e aplicação de questionário da Fundação Getulio Vargas.

Foto: divulgação

“Temos uma atenção especial com a sustentabilidade em nossos processos internos, desde a concepção à logística reversa e reciclagem dos produtos. É muito gratificante ser reconhecido por uma iniciativa nossa, pensada para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas”, disse o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Criado em 2007, o Programa Reciclar EPS é uma antecipação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Desde sua criação, a iniciativa pioneira no país conta com mais de 1,2 mil pontos de coleta e 300 cooperativas de reciclagem parceiras, o que impacta diretamente mais de cinco mil famílias. Recentemente, a empresa passou a disponibilizar também um ponto de coleta de EPS para reciclagem no galpão da Liga das Escolas de Samba de São Paulo (SP). Depois de reciclado, o EPS volta para o mercado e é utilizado na fabricação de itens como régua escolar, solas de sapato, rodapés, molduras, entre outros.

O prêmio também destacou a iniciativa da empresa de mudar a matriz energética com a substituição do óleo derivado de petróleo por biomassa. A empresa já utiliza, nas fábricas de São José dos Pinhais e de Manaus, aparas da indústria moveleira para movimentar caldeiras. O projeto está sendo implementado em três fábricas, com investimentos de R$ 10 milhões e conclusão em 2020.

Votorantim Cimentos aprimora matriz energética com resíduos urbanos
Lixões liberam 6 milhões de toneladas de gases de efeito estufa ao ano
Abetre apresenta cartilha com alternativas para gerenciamento de resíduos
ES: EDP e Findes inauguram posto de recarga rápida para veículos elétricos