Volkswagen e Microsoft anunciam parceria estratégica

Iniciando uma parceria estratégica, a Volkswagen e Microsoft vão trabalhar juntas para desenvolver a "Volkswagen Automotive Cloud", uma das maiores nuvens exclusivas da indústria automotiva, para todos os futuros serviços digitais e ofertas de mobilidade da empresa. O Conselho Supervisor da Volkswagen AG aprovou a conclusão de um acordo nesse sentido entre a Volkswagen e a Microsoft nesta sexta-feira (28).

A partir de 2020, mais de cinco milhões de novos veículos com a marca Volkswagen serão totalmente conectados a cada ano e farão parte da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) na nuvem. Juntas, as duas empresas vão desenvolver a base tecnológica para uma abrangente nuvem industrial automotiva. No futuro, todos os serviços a bordo dos veículos da marca central Volkswagen, assim como a plataforma baseada na nuvem para todo o Grupo (também conhecida como One Digital Platform, ODP) serão construídos sobre a plataforma e serviços Azure da Microsoft, assim como a Azure IoT Edge. Isso irá dinamizar dramaticamente o panorama tecnológico.

"A parceria estratégica com a Microsoft vai turbinar nossa transformação digital", afirmou o CEO da Volkswagen AG, Herbert Diess. "A Volkswagen, como uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, e a Microsoft, com seu domínio único da tecnologia digital, casam extraordinariamente bem. Juntos, vamos desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do futuro da automobilidade."

Por meio da Volkswagen Automotive Cloud, a empresa irá otimizar consideravelmente a interconexão entre o veículo, a plataforma baseada em nuvem e serviços centrados no cliente para todas as marcas, como o sistema "Volkswagen We".

Num período mais longo, as soluções desenvolvidas a partir da parceria estratégica serão levadas a outras marcas do Grupo Volkswagen em todas as regiões do mundo.

Isso inclui a família elétrica Volkswagen ID, assim como modelos com propulsão convencional. No futuro, os carros da frota da Volkswagen se tornarão bases móveis da "internet das coisas", interligados pela Microsoft Azure.

"A Volkswagen está reunindo tecnologia para transformar digitalmente e proporcionar novos serviços inovadores de conexão para os carros aos seus clientes", declarou Satya Nadella, CEO da Microsoft. "As empresas líderes do mundo utilizam o Azure e estamos empolgados pela Volkswagen ter escolhido a Microsoft.”

Tetra Pak apresenta websérie sobre histórias de vida daqueles que atuam com reciclagem no país
PLD cai 15% em todos os submercados
Qual é a contribuição dos transgênicos para o meio ambiente?
Agricultura brasileira e redução dos gases de efeito estufa