WeWork atinge marca zero plástico na América Latina

A WeWork anuncia sua iniciativa de sustentabilidade global que já conta com um resultado surpreendente: eliminação oficial dos itens de plástico das operações diárias em todas as 52 unidades na América Latina. Com essa decisão, a rede alcançará, a cada ano, economia de 17.740.800 itens de plástico considerando seus 56 mil membros na região.

Foto: Divulgação

Para alcançar essa marca a plataforma substituiu o plástico de uso único por opções sustentáveis como amido de milho, papel e materiais compostáveis, ou, em alguns casos, metal e vidro que podem ser reutilizados. No Brasil, a companhia implementou o uso de copos de polipropileno duráveis, que podem ser reutilizados e reciclados. Para eventos, a empresa passou a utilizar copos feitos de mandioca que se desintegram 24 horas após o uso. "O plástico de uso único é apenas o primeiro material que estamos erradicando. Baseamos nossa estratégia em um ciclo sustentável: reduzir, reutilizar e reciclar", afirma Mariel Rivera, gerente de Sustentabilidade, da WeWork na América Latina.

Segundo Luis Torrescano, gerente de energia da região, a empresa tem o compromisso de neutralizar suas emissões de carbono até 2023: "No curto prazo, estamos no processo de estabelecer um banco de dados de consumo de energia em todo o mundo para gerenciar e reduzir esse gasto". 

No Brasil, a empresa colabora com a startup Nossa Casa. A startup transforma resíduos de embalagens Tetra Pak em um forro isolante térmico, capaz de proteger famílias do intenso calor emitido pelas telhas de amianto e proporcionar eficiência energética em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Com o revestimento, a temperatura no interior das casas é reduzida em até 9°C e o consumo do refrigerador cai em 11%.

Para apoiar a Nossa Casa, a WeWork conta com um projeto de separação e tratamento das embalagens Tetra Pak utilizadas em suas unidades. A ação teve início na unidade Visconde de Pirajá 495, e se estendeu para todos os prédios no Rio de Janeiro. Nas próximas semanas, a empresa expandirá a prática também entre as unidades de São Paulo.

Siemens impulsiona transição energética no Brasil
NeoSolar e Schneider Electric firmam parceria para fomentar eletromobilidade no Brasil
Inmetro disponibiliza serviço de calibração para fonte eólica
ICMS Ecológico pode ser fonte de renda e financiador de sistema de proteção ambiental nas cidades da Mata Atlântica