WeWork atinge marca zero plástico na América Latina

A WeWork anuncia sua iniciativa de sustentabilidade global que já conta com um resultado surpreendente: eliminação oficial dos itens de plástico das operações diárias em todas as 52 unidades na América Latina. Com essa decisão, a rede alcançará, a cada ano, economia de 17.740.800 itens de plástico considerando seus 56 mil membros na região.

Foto: Divulgação

Para alcançar essa marca a plataforma substituiu o plástico de uso único por opções sustentáveis como amido de milho, papel e materiais compostáveis, ou, em alguns casos, metal e vidro que podem ser reutilizados. No Brasil, a companhia implementou o uso de copos de polipropileno duráveis, que podem ser reutilizados e reciclados. Para eventos, a empresa passou a utilizar copos feitos de mandioca que se desintegram 24 horas após o uso. "O plástico de uso único é apenas o primeiro material que estamos erradicando. Baseamos nossa estratégia em um ciclo sustentável: reduzir, reutilizar e reciclar", afirma Mariel Rivera, gerente de Sustentabilidade, da WeWork na América Latina.

Segundo Luis Torrescano, gerente de energia da região, a empresa tem o compromisso de neutralizar suas emissões de carbono até 2023: "No curto prazo, estamos no processo de estabelecer um banco de dados de consumo de energia em todo o mundo para gerenciar e reduzir esse gasto". 

No Brasil, a empresa colabora com a startup Nossa Casa. A startup transforma resíduos de embalagens Tetra Pak em um forro isolante térmico, capaz de proteger famílias do intenso calor emitido pelas telhas de amianto e proporcionar eficiência energética em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Com o revestimento, a temperatura no interior das casas é reduzida em até 9°C e o consumo do refrigerador cai em 11%.

Para apoiar a Nossa Casa, a WeWork conta com um projeto de separação e tratamento das embalagens Tetra Pak utilizadas em suas unidades. A ação teve início na unidade Visconde de Pirajá 495, e se estendeu para todos os prédios no Rio de Janeiro. Nas próximas semanas, a empresa expandirá a prática também entre as unidades de São Paulo.

Bike Itaú incentiva economia de CO2 na semana da mobilidade
Empreendedores investem em placas fotovoltaicas para reduzir custos com energia elétrica
Veracel usa bagaço de cana como alternativa para gerar energia
Renner utiliza energia solar para abastecimento de lojas