Brasil está entre os 30 países que mais utilizam energia solar

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) anunciou recentemente que o Brasil atingiu um novo recorde na micro e minigeração de energia a partir de painéis solares. Segundo a entidade, a potência instalada no país chegou a 250 megawatts, uma alta de 36,6% em relação ao ano passado.

Já são 27,8 mil sistemas de micro e minigeração de energia conectados à rede, sendo 77% consumidores residenciais, 16% são estabelecimentos comerciais e de serviços. Minas Gerais (22,9%), Rio Grande do Sul (13,9%) e São Paulo (13,5%) são os estados com a maior potência instalada em unidades micro e minigeradoras.

Foto: Página Sustentável

A potência total instalada para geração de energia a partir da fonte solar no país ultrapassou no início deste ano a marca de 1 gigawatt. Com isso, o Brasil entrou para o grupo dos 30 principais países que mais utilizam a energia solar fotovoltaica em sua matriz energética.

A Órigo Energia desde 2010 desenvolve e implementa sistemas de energia elétrica solar no país. Atualmente, a empresa opera com três modelos de negócio: Telhado Solar, para empreendimentos residenciais e comerciais; Fazenda Solar, iniciativa que oferece planos de assinatura mensal para geração de energia solar, voltada para empresários de Minas Gerais e Projetos EspeciaisOffgrid, como é o caso do Projeto Porto de Moz que leva energia para aproximadamente 2.300 famílias em comunidade ribeirinha no Pará, uma iniciativa inédita.

Com aporte de fundos de investimentos como a norte-americana, TPG ART, e a brasileira, MOV Investimentos, a expectativa da empresa para este novo momento é atingir 1 GWp de geração de energia nos próximos três anos.

Confira as principais dúvidas sobre o sistema solar
Calendário 2019
Solvay inaugura fábrica no Brasil e amplia participação na química sustentável
Mudanças do clima estão tornando os incêndios maiores, mais quentes e perigosos