CE: Rio Energy investe em projetos sustentáveis

A Rio Energy, desenvolvedora e operadora de projetos de energia renovável, está presente no estado do Ceará com o Complexo Eólico de Itarema (207MW) em operação. Com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a companhia implementou alguns projetos sustentáveis para impulsionar o desenvolvimento local e apresentou recentemente os resultados, através de visita técnica, para representantes do Banco. 

Saneamento ambiental é um dos projetos em destaque da Rio Energy. Para aprimorar o sistema de abastecimento de água na região de Itarema, a empresa realizou 90 (novas) ligações de água em Sítio Moreira e Córrego Grande e a perfuração de poços nas localidades de Moreira, Morro do Comum, Morro da Sinhá e Sítio Alegre.

O projeto Art Itarema e Art Almofala é desenvolvido com diversas comunidades em parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema. A iniciativa contribuiu para a capacitação de 40 artesãs locais gerando diversificação dos produtos oferecidos, aumento do valor médio dos itens comercializados e fortalecimento institucional das artesãs locais em decorrência da criação de pontos de comercialização.

A Comunidade Porto dos Barcos ganhou a Sede das Marisqueiras e 25 produtoras locais de mariscos passaram por um treinamento sobre empreendedorismo. A partir desta iniciativa, condições para o beneficiamento dos mariscos foram criadas e as marisqueiras conseguiram diversificar os produtos oferecidos, além de aumentar o valor médio do quilo de marisco vendido pela cooperativa.