MENU
Empresas usam tecnologia para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo

O morador de São Paulo perde, em média, 45 dias por ano parado no trânsito, de acordo com uma pesquisa sobre Mobilidade Urbana realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) em 2016. Apesar do sistema de transporte complexo, a grande quantidade de pessoas que se movimentam diariamente pela cidade provocam congestionamentos intensos e tornam o sistema caótico. Diante deste cenário, algumas empresas estão utilizando tecnologia para buscar soluções que melhorem o trânsito e garantam o bem-estar dos paulistanos.

A Easy Carros é uma plataforma que oferece tecnologia para gestão de frotas e promove a conexão entre os contratantes e fornecedores de serviços automotivos. Além de ter acesso a um checklist digital que utiliza inteligência artificial para indicar, de forma preditiva, as manutenções necessárias nos veículos, a Easy Carros permite que o gestor da frota consiga solicitar, no local que preferir, serviços como lavagem ecológica, enceramento, polimento, troca de óleo, entre outros. Entre os outros benefícios que a empresa promove, como a unificação de fornecedores, a empresa exclui a necessidade que os gestores teriam de tirar todos os carros do pátio e consequentemente, congestionar ainda mais o trânsito da cidade.

Criada para facilitar o deslocamento dos ciclistas pela cidade e tornar a prática mais segura, o UseBike mapeia os principais serviços da cidade, como pontos de aluguel de bicicleta, prestadores de serviço, oficinas, bicicletários, paraciclos e as rotas mais seguras. A plataforma colaborativa permite que os usuários enviem novas sugestões de pontos pelo próprio aplicativo e já está com mais de 18 mil pontos cadastrados.

Com o objetivo de se tornar o assistente pessoal dos brasileiros, a Rappi é uma startup que realiza a compra e entrega de qualquer produto em São Paulo. São cinco categorias: Supermercados, Farmácia, Restaurante, Bebidas, Pets, Conveniência e Qualquer Coisa - esta última inclui a compra de qualquer produto. Com a comodidade de receber o que quiser e onde quiser, a Rappi colabora para a otimização do tempo dos clientes, evitando que eles precisem sair de casa para as compras, e contribui para a diminuição do trânsito na cidade.

O Moovit indica as direções para ruas, estações de ônibus, trens e qualquer outro lugar da cidade. Além disso, permite que o usuário veja os horários que os ônibus e trens vão passar. A plataforma também disponibiliza o recurso "Vamos", com notificações para desembarcar, saber em qual direção seguir, quanto tempo esperar pela linha e quantas paradas ainda restam.

Seguindo os moldes de uma rede social, o Colab é um aplicativo colaborativo que potencializa a reivindicação de soluções para problemas urbanos. Dividido em três categorias (fiscalização, proposição e avaliação), a plataforma permite que o usuário aponte, por exemplo, ciclovias interditadas, terminais de ônibus destruídos e buracos no asfalto. Os órgãos públicos cadastrados na plataforma são informados da demanda e focam em resolver o problema.