Evolução da mistura obrigatória do biodiesel ao diesel é tema de audiência pública

O Ministério de Minas e Energia (MME) vai realizar, dia 21 de setembro, audiência pública para receber contribuições e, a partir daí, estabelecer o cronograma que eleva o percentual obrigatório de biodiesel ao óleo diesel. Atualmente, o percentual obrigatório mínimo é de 10% (B10) e pode chegar até 15% (B15) ao longo dos próximos anos, de maneira gradual e progressiva. As sugestões do debate serão base para a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Foto: divulgação

A proposta define duas possibilidades para o avanço: mais lenta ou mais acelerada, a depender da sua competitividade em termos de preço e oferta, a partir de critérios transparentes. A proposta também condiciona à conclusão dos testes em veículos e motores para validação ampla da mistura B15, conforme determina a lei.

A definição do cronograma é fundamental para o planejamento público e privado na área de combustíveis, assim como para o desenvolvimento dos empregos e investimentos no setor.

A audiência é um mecanismo para construção conjunta de políticas públicas entre governo e sociedade. É aberta à participação de quaisquer interessados, mediante prévia inscrição. As orientações para inscrição e demais documentos, como minuta do projeto, estão disponíveis aqui.

Confira as principais dúvidas sobre o sistema solar
Calendário 2019
Mudanças do clima estão tornando os incêndios maiores, mais quentes e perigosos
Mulheres, inovação e protagonismo