Invepar comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com redução de 30% na emissão de gases de efeito estufa

A Invepar reduziu em 30,6% as emissões diretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) entre 2016 e 2017, com o intuito de cumprir as metas estabelecidas no Pacto Global das Nações Unidas (ONU). Esse resultado se deu principalmente pela queda do desmatamento no entorno da Via 040 e pela diminuição de combustíveis fósseis como gasolina e diesel na frota de quatro rodovias: Auto Raposo Tavares (Cart), em São Paulo, a concessionária que administra a Linha Amarela (Lamsa), no Rio de Janeiro, Concessionária Litoral Norte (CLN), na Bahia, e a Via 040, entre Minas Gerais e Distrito Federal.

Foto: divulgação

Outro importante trabalho do grupo é o gerenciamento dos resíduos da operação do MetrôRio, como resíduos têxteis, papelão, plástico, lâmpadas e baterias, por exemplo. Por ano, a empresa gera uma receita de cerca de R$250 mil com a venda desse material. A Via 040 implementou em 2017 a coleta seletiva de resíduos em todos os 936,8 quilômetros de sua extensão, com a internalização do processo através de equipe e caminhões próprios. Com isso, cerca de 35% dos resíduos domésticos gerados estão sendo destinados para reciclagem.

Em três anos, o grupo reduziu em 16% o consumo de água através de sistema de reúso. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, a água proveniente de torneiras e chuveiros é captada e usada em vasos sanitários e no sistema de refrigeração. A redução no consumo foi de 20%, totalizando mais de 56,8 milhões de litros, de 2014 a 2017. Já no MetrôRio, a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais e Esgoto garante a limpeza da água para ser reutilizada na lavagem de vias e de peças nas oficinas. No primeiro trimestre deste ano 99,69% da água consumida no Centro de Manutenção foi de reaproveitamento.