Invepar comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com redução de 30% na emissão de gases de efeito estufa

A Invepar reduziu em 30,6% as emissões diretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) entre 2016 e 2017, com o intuito de cumprir as metas estabelecidas no Pacto Global das Nações Unidas (ONU). Esse resultado se deu principalmente pela queda do desmatamento no entorno da Via 040 e pela diminuição de combustíveis fósseis como gasolina e diesel na frota de quatro rodovias: Auto Raposo Tavares (Cart), em São Paulo, a concessionária que administra a Linha Amarela (Lamsa), no Rio de Janeiro, Concessionária Litoral Norte (CLN), na Bahia, e a Via 040, entre Minas Gerais e Distrito Federal.

Foto: divulgação

Outro importante trabalho do grupo é o gerenciamento dos resíduos da operação do MetrôRio, como resíduos têxteis, papelão, plástico, lâmpadas e baterias, por exemplo. Por ano, a empresa gera uma receita de cerca de R$250 mil com a venda desse material. A Via 040 implementou em 2017 a coleta seletiva de resíduos em todos os 936,8 quilômetros de sua extensão, com a internalização do processo através de equipe e caminhões próprios. Com isso, cerca de 35% dos resíduos domésticos gerados estão sendo destinados para reciclagem.

Em três anos, o grupo reduziu em 16% o consumo de água através de sistema de reúso. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, a água proveniente de torneiras e chuveiros é captada e usada em vasos sanitários e no sistema de refrigeração. A redução no consumo foi de 20%, totalizando mais de 56,8 milhões de litros, de 2014 a 2017. Já no MetrôRio, a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais e Esgoto garante a limpeza da água para ser reutilizada na lavagem de vias e de peças nas oficinas. No primeiro trimestre deste ano 99,69% da água consumida no Centro de Manutenção foi de reaproveitamento.

 

 

Cabify adere ao Pacto Global da ONU
Ford inicia produção de van elétrica para entrega StreetScooter
Pirlimpimpim?
Estudo mostra que leis sobre seguro ambiental precisam de aperfeiçoamento