PR: Tecpar aposta em cromatografia de íons para análise de água

A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) autorizou o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) a realizar ensaios por cromatografia de íons - técnica analítica que possibilita maior agilidade nas avaliações de águas para inúmeras aplicações. As amostras de água avaliadas pelo Tecpar podem ser para consumo humano, águas minerais, águas utilizadas em processos de hemodiálise, na produção de alimentos, bem como águas superficiais e subterrâneas, procedentes de rios, lagos, nascentes e poços.

Além de rápida, a cromatografia de íons é eficaz e permite identificar a quantidade de cátions e ânions, como o cálcio, magnésio, sulfato, fluoreto, nitrato e outros íons presentes na água. Até então, para se determinar a composição inorgânica da água era necessária a aplicação de diversas técnicas analíticas individuais que resultavam em maior tempo e custo para a obtenção dos laudos. 

Foto: divulgação

A identificação dos cátions e ânions presentes na água é necessária em inúmeras situações e esta análise é feita para atender a requisitos de diversas normas técnicas e legislações, como as normas de qualidade da água para usos industriais, as Resoluções do Ministério do Meio Ambiente. 

Estas normas e legislações objetivam a garantia do uso da água adequada a cada processo ou situação, evitando-se, por exemplo, incrustações de tubulações industriais.