Tecpar fomenta inovação para o desenvolvimento tecnológico do Paraná

Uma das áreas de negócio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) – o desenvolvimento tecnológico – gerou ações inovadoras que trazem impacto em todo o estado. Projetos na área de energias renováveis foram os destaques do setor em 2017.

Com o programa Smart Energy, foram realizados estudos para disseminar conhecimento e mobilizar a sociedade na busca por novas competências para desenvolver o setor energético. O Tecpar aprova diferentes tecnologias já testadas e disponíveis no mercado para apresentá-las à sociedade, com geração de dados e a capacitação de mão de obra para atrair investimentos para o Paraná.

Crédito/Foto: Divulgação

Uma das principais ações para 2018 é a construção de um protótipo de casa sustentável para testar tecnologias verdes em uma moradia de até 60 metros quadrados e que possa ser enquadrada nas condições do Minha Casa, Minha Vida. A previsão é que no próximo mês duas unidades-piloto estejam prontas, uma em Jacarezinho, no Parque Tecnológico do Norte Pioneiro, e outra na cidade da Região Metropolitana de Curitiba.

As tecnologias adquiridas para modernizar os laboratórios em 2017 foram o Sistema Cromatógrafo a Gás acoplado a Espectrômetro de Massa (GC-MS), que permite a pesquisa de compostos orgânicos contaminantes de elevada toxicidade em amostras; o Sistema Espectrofotômetro UV/visível com detecção por fibra óptica, que faz a pesquisa de elementos químicos em nível traço; e o Sistema Espectrômetro de absorção atômica com chama sequencial, que realiza a determinação simultânea dos elementos químicos.

Tequaly passa a operar com sistema de saneamento básico em todo Brasil
Nove mil anos em doze
Baterias residenciais formam rede de armazenamento na Alemanha
Romênia propõe avanço modesto das renováveis