Brasil regula geração de energia térmica

Usinas de Recuperação Energética (UREs) ganharam regulamentação própria. Portaria interministerial do Meio Ambiente, Minas e Energia e Desenvolvimento, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 2 de maio, define as condições necessárias para as plantas - que geram energia térmica e elétrica a partir de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) - serem construídas e operadas. 

Foto: Divulgação

Entre as orientações, a portaria reforça que as tecnologias utilizadas para aproveitamento energético de resíduos precisam comprovar viabilidade técnica e ambiental e ter a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental. Os processos de tratamento mais utilizados são biogás, pirólise, gaseificação, plasma, incineração e coprocessamento. 

Nas diretrizes operacionais, a temperatura mínima permitida é 850ºC após a última injeção de ar combustão e o forno deve ter um queimador auxiliar. Planos de contingência, emergência e desativação, bem como licenças ambientais completam a portaria que disciplina o § 1º do art. 9º da Lei nº 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei determina que resíduos de limpeza urbana, domiciliares e comerciais podem ser enviados para a geração de Combustível Derivado de Resíduos (CDR), vapor, eletricidade, gás de síntese e outros produtos de alto valor agregado.

O estado de Santa Catarina conta com uma URE, em Mafra, projetada para receber 120 ton/dia de RSU e produzir até 2,5 MW/h à 1.200ºC. A empresa Energia Limpa do Brasil já está projetando usinas para gerar até 5 MW a partir de 240 ton/dia de RSU. Com Resíduos Sólidos Industriais (RSI), a quantidade varia de acordo com as características dos resíduos.

Link relacionado

Conferência Waste-to-Energy

Bike Itaú incentiva economia de CO2 na semana da mobilidade
Empreendedores investem em placas fotovoltaicas para reduzir custos com energia elétrica
Veracel usa bagaço de cana como alternativa para gerar energia
Renner utiliza energia solar para abastecimento de lojas