Casa sustentável vai ser referência para moradia social no Paraná

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, está desenvolvendo o protótipo da Casa Sustentável, que testa tecnologias verdes em uma moradia de 44 metros quadrados com custos que podem ser enquadrados nas condições do Minha Casa, Minha Vida.

O protótipo, uma das principais iniciativas do Projeto Smart Energy Paraná, está sendo instalado no câmpus do Tecpar em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, e será usado como referência para construções de moradias sociais no Paraná. A Casa Sustentável, com inauguração prevista para outubro, será uma residência com sala, cozinha, dois quartos e um banheiro. Os diferenciais do projeto vão desde a geração própria de energia elétrica ao aproveitamento da água da chuva.

Foto: divulgação

O sistema elétrico está sendo dimensionado para uma demanda de 200 kWh por mês, a média de consumo de uma casa de até quatro pessoas. Como o sistema de geração elétrica estará ligado à rede, caso o consumo seja menor, o usuário terá um bônus que poderá ser abatido em meses de maior utilização de energia. Caso seja maior, o usuário só pagaria a diferença entre o que gerou e o que consumiu a mais.

Ventilação cruzada

Além da própria geração, a Casa Sustentável está sendo desenvolvida para otimizar ventos, com o sistema de ventilação cruzada, que permite a circulação de ar pelos cômodos da casa com a orientação das janelas, contribuindo para o controle de temperatura do ambiente. O protótipo terá ainda janelas que atendem a requisitos de conforto térmico e acústico.

A Casa Sustentável contará também com aproveitamento de água da chuva para uso na descarga de vasos sanitários, limpeza e irrigação de jardim, e está sendo produzida com tinta com baixo nível de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) – linha sem cheiro –, e telha cerâmica na cor branca com utilização de lã de PET no forro, que ajuda no controle de temperatura interna.

Tetra Pak apresenta websérie sobre histórias de vida daqueles que atuam com reciclagem no país
Qual é a contribuição dos transgênicos para o meio ambiente?
PLD cai 15% em todos os submercados
Agricultura brasileira e redução dos gases de efeito estufa