Com sistema de reuso, Cantareira Norte Shopping economiza 30% de água

O Cantareira Norte Shopping abriu suas portas na contramão de todas as projeções econômicas do país, em abril de 2016, depois de dois anos de construção. O centro de compras é um projeto moderno desde sua concepção e é o primeiro shopping do Brasil a adotar o sistema BIM (Building Information Modeling), que auxiliou no planejamento e no gerenciamento das obras em tempo real.

Foto: divulgação

Promover o uso consciente dos recursos hídricos é uma das práticas sustentáveis do empreendimento que implementou um modelo de instalações hidráulicas para a  autossuficiência do shopping em abastecimento de água. O centro de compras trata 100% da água lançada na rede de esgoto predial na Estação de Tratamento de Esgoto própria, gerando água de reuso para ser utilizada nos sanitários, irrigação e torres de resfriamento do sistema de ar-condicionado. O empreendimento possui dois sistemas de captação de água (por poço artesiano e através de coleta de águas pluviais) e essas medidas geram uma economia de aproximadamente 25% a 30% do consumo de água e energia comparando a um empreendimento do mesmo porte.

O centro de compras ocupa um terreno de 75 mil m² e tem 27 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). Está localizado a 3 km do Rodoanel, no entroncamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e Estrada do Corredor, importantes eixos de crescimento.

Link relacionado:

Conferência Novas Tecnologias de Tratamento de Esgotos e Efluentes

Qual é a contribuição dos transgênicos para o meio ambiente?
PLD cai 15% em todos os submercados
Tetra Pak apresenta websérie sobre histórias de vida daqueles que atuam com reciclagem no país
Agricultura brasileira e redução dos gases de efeito estufa