Danone apresenta case de sustentabilidade na ONU em Nova Iorque

O papel das empresas no desenvolvimento de estratégias sustentáveis é o foco do encontro da Global Compact Network Brazil (GCNB), rede ligada à Organização das Nações Unidas que reúne mais de 750 empresas brasileiras. O evento, que acontece hoje na sede da ONU em Nova Iorque, contará com a participação da Danone.

Foto: divulgação

O encontro servirá para debater e trocar experiências sobre iniciativas que promovem o desenvolvimento de práticas sustentáveis e engajam a comunidade nesse sentido. Entre os cases de sucesso está o Novo Ciclo, projeto criado pela Danone Brasil em 2012 em parceria com a Fundação Avina, o INSEA, o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR). O programa tem com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de cooperativas de reciclagem, conectando-as ao governo e à indústria. Para isso, a iniciativa se materializou em quatro fases: 1 - engajamento dos municípios pela intermediação de negociações com o governo; 2 - estabelecimento de uma rede de cooperativas para obtenção de melhores resultados; 3 - economia circular, que teve foco em materiais específicos como garrafas PET, poliestireno e papelão; 4 - capacitação profissional dos catadores.

Atualmente, o projeto se encontra na sua quarta etapa, na qual são realizados treinamentos destinados a catadores que abordam temas diversos como melhoria em processos internos, finanças, gerenciamento de produção e de comercialização, mobilização social, resolução de problemas e gerenciamento de redes. Dessa maneira, é possível promover a autonomia e desenvolvimento profissional dos catadores e ainda o próprio crescimento das cooperativas, que, por consequência, fortalecem as redes criadas pelo Novo Ciclo.

PLD cai 15% em todos os submercados
Tetra Pak apresenta websérie sobre histórias de vida daqueles que atuam com reciclagem no país
Qual é a contribuição dos transgênicos para o meio ambiente?
Agricultura brasileira e redução dos gases de efeito estufa