Elétrica austríaca usa inovação sustentável para triplicar seu valor

A austríaca Verbund AG se destacou entre as concessionárias de energia listadas no índice STOXX 600 Utilities. A empresa conseguiu triplicar seu valor em 2018, isso em um ano de estagnação nas principais bolsas mundiais. Sua principal estratégia baseou-se em uma inovação simples: usar energia barata à noite, bombear água para reservatórios e gerar energia durante o dia - quando a tarifa é mais cara.

Foto: Página Sustentável 

A companhia não se limita a essa inovação e vem apostando em outras tecnologias com uso de hidrogênio para indústria, mobilidade e armazenamento energético. O projeto H2FUTURE, por exemplo, está gerando hidrogênio para substituir o coque e agentes redutores na siderurgia. Além disso, a iniciativa estuda o aproveitamento do combustível em outras indústrias e no setor de transporte.

A Verbund AG também desenvolveu uma tecnologia de abastecimento rápido de veículos, numa central de comunicação, entre empresas de serviço público de eletricidade, indústrias, plantas eólicas e fotovoltaicas remotas; bem como na digitalização das usinas hidrelétricas para o aumento de eficiência e confiabilidade.

Aeroporto Salvador Bahia pretende economizar 2 milhões de m³ com sistema de reuso
Energia solar fotovoltaica ocupa sétima posição na matriz elétrica brasileira e ultrapassa nuclear
Setor sucroenergético impulsiona economia e preservação do meio ambiente no Triângulo Mineiro
FSC reforça a importância das florestas para o desenvolvimento sustentável